Eleições 2024

Ceará pressiona, perde gols e fica no 1×1 contra o Paraná no Castelão

O Ceará abusou de perder gols e desperdiçou a chance de entrar pela primeira vez no G-4 da Série B. Jogando no Castelão, o Vovô ficou no empate em 1×1 contra o Paraná Clube, neste sábado (12). J. J.  Morales abriu o placar para os paranaenses e Magno Alves empatou para o alvinegro. Com o resultado, o time cearense ficou na 6ª colocação, com 45 pontos, um a menos que o Paraná, que está na 5ª posição, com 46 pontos.

Mota perdeu 3 boas chances de marcar o gol da vitória do Vovô, mas as desperdiçou. FOTO: KID JUNIOR

Primeiro tempo de poucas chances, mas com 2 gols 

As duas equipes mostraram que vieram com propósito ofensivo para a partida. Entretanto, as duas defesas bem postadas no início da partida não permitiam uma chegada mais ofensiva do adversário.

O primeiro lance de perigo foi do Ceará. Mota, aos 8 minutos, recebeu excelente lançamento, se livrou do goleiro, e bateu para o gol, mas a zaga paranista salvou a bola na última hora.

Aos 12, uma baixa no time alvinegro. Rogerinho fez falta no adversário, mas levou a pior. Sentindo o joelho, deixou o campo para a entrada de Dinélson. Dois minutos depois, após cochilo de Potiguar e João Marcos, o argentino J. J. Morales recebe na cara do gol e toca na saída de Fernando Henrique para abrir o placar no Castelão. Ceará 0x1 Paraná.

O gol mexeu com o alvinegro cearense, que se mostrava nervoso e errava passes. A defesa cearense seguia errando  e proporcionando boas chances ao Paraná. Aos 27, Moacir bateu de fora da área e Fernando Henrique fez ótima defesa. Já aos 30, Reinaldo aproveitou novo vacilo da zaga e quase marcou. Fernando Henrique, no abafa, salvou o Vovô.

A resposta do Ceará veio de forma fulminante 2 minutos depois. Ricardinho cobra falta, Potiguar ajeita de cabeça e Mota chega para completar. O goleiro paranista fez excelente defesa, mas, no rebote, Magno Alves apareceu para deixar tudo igual: 1×1.

O empate devolveu a tranquilidade ao Ceará, que voltou a fazer a bola rolar. Porém, a bem postada defesa paranaense não permitiu que o alvinegro saísse em vantagem na primeira etapa.

Ceará abusa de perder gols e deixa vitória escapar

O segundo tempo começou morno, com as duas equipes se destacando mais pelo seu setor defensivo. As boas tentativas de investida do Ceará esbarravam sempre na marcação paranista.

A partida, porém, esquentou para o Vovô a partir dos 17 minutos. Dinélson recebeu na área, virou pro gol e, por pouco a bola não foi morrer no fundo da meta adversária. 3 minutos depois foi a vez de Ricardinho cruzar na cabeça de Mota, para a defesa extraordinária de Luis Carlos. Aos 37, Ricardinho cobrou falta de fora do área, o goleiro rebateu e, na sobra, Léo Gamalho e Mota perderam a chance da virada.

O massacre do Ceará continuou aos 43, quando Mota, sozinho, chutou em cima do goleiro. A bola resvalou na trave e, no rebote, a zaga aliviou. Mota, nos acréscimos, ainda voltaria a perder a chance de marcar o gol da vitória, ao cabecear, sozinho, nas mãos do goleiro adversário. Fim de jogo, Ceará 1×1 Paraná, para a tristeza da torcida alvinegra, que veio em grande número ao Castelão.

Ceará busca vitória fora de casa para entrar no G-4

O Vovô volta a campo na próxima terça-feira (15), às 19:30, contra a Chapecoense, na Arena Condá. Já o Paraná recebe o Bragantino, também na terça, às 21h50, no Durival de Britto.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz