Eleições 2024

Ceará está mais esperançoso diante do ASA hoje

João Marcos se diz pronto para atuar após se lesionar ainda no Estadual FOTO: KID JUNIOR

Em Porangabuçu, a inquietação com a campanha do time na Série B é visível. Tanto pelos modestos 14 pontos conquistados em 11 rodadas como pela interrogação de todo alvinegro: por que o time não engrenou ainda?

Os motivos citados por diretoria, técnico e jogadores são muitos, como lesões, suspensões, e desconcentração em certos momentos dos jogos.

Mas, depois de três empates seguidos, sendo dois dentro de casa, o objetivo é minimizar estes problemas e vencer o ASA/AL, hoje, às 16h20, no PV, e aos poucos se aproximar do G-4, deixando a zona intermediária.

Para superar o adversário alagoano, que ocupa as últimas posições na tabela, o técnico PC Gusmão aposta na segurança. Todas as escolhas do técnico para montar o time titular se baseiam no histórico de atuações. Primeiro, a volta do volante João Marcos depois de 150 dias longe dos gramados. Após uma recuperação complicada de lesão do atleta, PC confirmou que João será escalado se mostrar-se seguro. “Meu time será escalado em função do João Marcos. Se ele se sentir seguro para jogar, será escalado. Escolherei entre ele, o Jardel e o Heleno. A contenção é minha preocupação porque a frente da zaga é um dos pontos vulneráveis do time”, disse.

Se depender de João Marcos, PC não terá dúvida. “Estou seguro para jogar. A confiança voltou. Marco e toco na bola sem receio e meu retorno depende do PC. É uma satisfação e uma emoção retornar. Agora posso ajudar”, declarou.

Parceria

Com o volante em campo, a tendência é que o técnico escale Heleno para reviver os bons tempos no Vovô. O volante deu a pista. “Me sinto seguro para jogar com o Heleno. Nada contra os outros, mas jogamos há três anos juntos. E isso faz diferença”, entregou.

Outra aposta de segurança é o retorno da dupla de zaga titular, Daniel Marques e Luizão. Ambos cumpriram suspensão e retornam hoje. “Foi a dupla de zaga que mais encaixou. Natural o retorno deles. Essa dupla só foi desfeita pela suspensão deles”, ressaltou PC Gusmão.

Além das mudanças citadas, chamou a atenção a saída de Apodi para a entrada de Paulo Sérgio na lateral-direita. PC justificou a troca. “Todas as mudanças que estou fazendo para este jogo são em busca de uma formação que continue a marcar gols e achar um equilíbrio na contenção para não sermos tão vazados. Os jogadores sabem o que precisam fazer para revertermos essa situação. Não existe outra palavra que não seja a vitória”.

O técnico admitiu incômodo pelos três empates seguidos, mas espera que uma vitória hoje mude o quadro. “Se vencermos, a estatística muda. Serão oito jogos invicto e essa queixa pela vitória acaba”, comentou.

No ASA, o técnico Heriberto da Cunha também sofre com os desfalques: os zagueiros Gaúcho e Fabiano Pereira e os laterais Gabriel e Chiquinho Baiano.

Em contrapartida, Audálio e Didira retornam ao time.

PC Gusmão testa três meias, mas descarta ideia

No último treinamento visando o jogo deste sábado contra o ASA de Arapiraca, o técnico PC Gusmão utilizou duas formações distintas, uma mais ofensiva, com três meias e apenas um volante, e uma outra mais tradicional, com dois em cada setor do meio campo.

Por 25 minutos, PC escalou no time três meias – Leandro Chaves, Thiaguinho e Rogerinho – e Jardel como volante.

Mas após parar bastante o treinamento, o treinador sacou Thiaguinho e Jardel, colocando os volantes Heleno e João Marcos no time, formação que esteve em campo por 15 minutos.

Ao fim do coletivo, PC logo descartou utilizar os três meias contra o ASA. “A formação sobrecarregou o Jardel. Não começaria com essa formação. O time ficou muito exposto, já que nem o Leandro nem o Thiago não têm característica de marcação”.

Ficha técnica

Campeonato Brasileiro – Série B

Estádio:

Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

Data-Hora:

21 de julho de 2012 – 16h20

Árbitro:

Marcos Gomes (ES)

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Gean de Oliveira (RR)

Transmissão:

Verdinha 810 e Premiere

Ceará Técnico: PC Gusmão

Fernando Henrique

Paulo Sérgio

Luizão

Daniel Marques

Eusébio

João Marcos

Heleno (Jardel)

Leandro Chaves

Mota

Itamar

Rogerinho

Didira

Lúcio Maranhão

Roberto Jacaré

Danilo Cruz

Cal

Jorginho

Geovane

Edson Veneno

Audálio

Maicon

Gilson

ASA/AL Técnico: Heriberto da Cunha

VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER

Do Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz