Uma boa notícia sobre o tema acessibilidade. A Secretária Especial da Copa do Mundo (Secopa) anunciou nesta semana que a Arena Castelão terá 2,4% dos lugares destinados a pessoas com necessidades especiais. Dos mais de 60 mil lugares totais, 335 serão reservados aos cadeirantes; 1.220 para pessoas com mobilidade reduzida; e 120 lugares para obesos.
De acordo com o órgão, os assentos estarão distribuídos no anel inferior do Castelão, contemplando todos os ângulos do campo. Todos atendem às exigências de serem locais de boa recepção de mensagens sonoras, devidamente sinalizados e de acordo com os padrões das normas técnicas de acessibilidade da ABNT. Além disso, das 1.900 vagas cobertas, 100 são destinadas para portadores de necessidades especiais.
Determinação
A portaria 205 publicada no Diário Oficial da União em 5 de setembro deste ano, através do Ministério do Esporte, determina que portadores de deficiência deverão ter, no mínimo, 1% dos assentos assegurado nas instalações para a Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo da FIFA 2014™.
“O projeto da Arena Castelão é fruto de muito estudo, leva em conta todos os aspectos sociais e um dos grandes diferenciais desse equipamento é a acessibilidade. Esse é um espaço para todos os homens e mulheres de bem”, destaca o secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa.
Elevadores
Outras facilidades para estes torcedores são os elevadores para recepcioná-los. No acesso à Arena e em seu interior, o piso tátil direcional e de alerta para cegos, além de novas rampas que estão sendo construídas para entrada e para chegar às arquibancadas.
Do Diário do Nordeste
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024