Fera do kite do Cumbuco continua arrepiando nos eventos na Ásia. No fim de semana passado, ela fez a festa nas Filipinas
A kitesurfista da Praia do Cumbuco Estefânia Rosa decididamente se dá bem nas águas e ventos asiáticos. Prova disso é que no fim de semana passado ela garantiu o lugar mais alto do pódio da categoria feminino da terceira etapa do ICTSI Philippine Kiteboarding Tour, competição disputada nas águas da Lagoa de Caliraya, em Manila, Filipinas.
“Estou muito feliz por representar o Brasil e levar mais um título para casa. Durante a competição, fiz manobras com mais de 14 metros, e isso me levou à final e ao título”, disse Estefânia.
No duelo decisivo pela coroa da etapa de Caliraya do Philippine Kiteboarding Tour (PKT), a nativa do Cumbuco, com ousadas manobras, atropelou as rivais Ali Dudfield, atleta da Austrália, e a norueguesa Rebecka Maudal, para adicionar mais um troféu ao já recheado currículo.
Sobre a prova nas águas da lagoa de Caliraya, a cearense Estefânia descreveu: “mais do que competir, me diverti com os amigos em Caliraya. O vento estava fraco, por isso, todos tivemos de usar nossos kites maiores”.
Solidariedade
E a fera do Cumbuco acrescentou: “David Shields (britânico que é amigo e técnico da kitesurfista cearense) me emprestou o seu equipamento de 14 metros. Mas ele perdeu a sua vez de competir porque entraria na água depois da minha participação”.
David Shields não pôde seguir disputando a competição, mas a sua pupila foi além e venceu a prova. E a campeã Estefânia agradeceu o sacrifício. “Devo um ‘muito obrigado’ ao meu treinador pelo sacrifício, pois sei como era importante a competição para ele. Mas a vitória é nossa”.
No resultado final da etapa do PKT de Caliraya, Estefânia terminou na primeira posição, com a australiana Dudfield na segunda colocação e a norueguesa Maudal em terceiro lugar.
A “perna” do PKT em Manila contou com 45 participantes representando a própria Manila, e mais Davao, Puerto Princesa, Caliraya, Puerto Galera, Boracay, Sweden (Suécia) e, claro, Brasil.
Próxima parada
A próxima parada da kitesurfista do Cumbuco Estefânia Rosa será em Boracay, também nas Filipinas, onde nas ondas da praia de Bulabog será disputada a última etapa do circuito Kiteboard Tour Asia, no período de 19 a 23 deste mês. “Em Boracay, sinto com se estivesse em casa”, confessou a atleta cearense, antes de deixar Manila.
E este início de temporada tem sido deveras positivo para Estefânia. Depois de radicalizar nas ondas de Bintan, na Indonésia, mês passado, sede da primeira etapa do KTA, ela deixou as águas filipinas com mais um troféu de campeã.
Moacir Félix
Repórter
Diário do Nordeste
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024