Caucaiense é tricampeão de kitesurf

O SuperKite Brasil 2012,última etapa do Circuito Brasileiro de KiteSurf, a agitou a praia do Cumbuco por todo o final de semana, marcado por ventos fortes e muito sol no sagrado litoral cearense, um dos grande polos mundiais da modalidade. O domingo foi de decisões, com as provas finais das categorias Race (velocidade) e Freestyle (manobras) do Circuito Brasileiro de Kitesurf.
Ao término das disputas, os atletas cearenses dominaram o Freestyle enquanto paraibanos e espanhóis reinaram na Race. O paraibano Wilson Bodete garantiu o tricampeonato brasileiro de Race ao bater Victor Pimpolho (SP). No feminino, Nayara Licarião (PB) garantiu mais uma vez o primeiro lugar no evento, seguida pela velejadora espanhola Núria Gomà e pela cearense Estefânia Rosa, única atleta local na categoria. Com isso, Nayara tornou-se campeã brasileira.
Cumbuco reina
Mantendo a tradição no Freestyle, os primeiros lugares no Superkite e ao final do Circuito Brasileiro foram conquistados pelos atletas do Cumbuco, tanto na categoria feminina quanto na masculina. Numa disputa cheia de reviravoltas, Estefânia Rosa venceu Dionéia Vieira no desafio final e conquistou a primeira colocação. Completaram o pódio no Cumbuco, Maria Helena e a única não-cearense, Samy Marins (SC), em terceiro e quarto lugares.
 
O Freestyle masculino também viu soberania cearense, com atletas locais em grandes exibições, ocupando as primeiras posições no Cumbuco. “O nível dos meninos está muito alto e eles estão andando de uma forma muito parecida.
Tivemos que analisar com muito cuidado cada manobra realizada para não sermos injustos nas notas”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Kitesurf, Américo Pinheiro. Eudázio da Silva garantiu a hegemonia no Brasileiro e ficou com o título do Superkite após disputar a final com o amigo Carlos Madson.
Ranking 2012
Além da disputa internacional, o Superkite Brasil marcou a etapa de encerramento do Circuito Brasileiro de Kitesurf e definiu o tricampeonato do cearense Eudázio da Silva na categoria Freestyle. Além disso, entre os homens, as cinco primeiras posições da categoria foram de cearenses. “Estou muito feliz com mais esse título no Superkite e com o tricampeonato no circuito brasileiro. Agora, é treinar muito pra aperfeiçoar mais o meu kitesurf e tentar participar do circuito mundial completo em 2013”, comemora Eudázio. Entre as mulheres, o destaque local é Dionéia Vieira, campeã no Freestyle (outras duas cearenses ficaram no top 5) e terceira colocada no Race, atrás de Estefânia Rosa, segunda colcoada e melhor cearense na categoria.
 
CIRCUITO BRASILEIRO
Freestyle Masculino
1. Eudázio da Silva (CE)
2. Carlos Madson (CE)
3. Evandro Silva (CE)
4. Set Teixeira (CE)
5. Alexandre Neto (CE)
 
Freestyle Feminino
1. Dionéia Vieira (CE)
2. Samy Marins (SC)
3. Estefânia Rosa (CE)
4. Ândrea Trindade (MA)
5. Maria Helena (CE)
Fonte: O Estado
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: