Caucaiense campeão promete brigar pelo título no Arena Kite Brasil

KateEle é um exemplo para o esporte. Superou diversas dificuldades na vida desde que nasceu e se superou também no esporte, pelo esporte. O kitesurfista Set Teixeira, natural de Caucaia, litoral do Ceará, e frequentador assíduo do mar de Cumbuco, uma das praias mais frequentadas do Ceará, sempre teve uma vida difícil, vivia com pais e irmãos em uma casa simples de apenas um cômodo, mas sempre um destaque no kitesurf, esporte que adotou junto com os irmãos e apoio do pai. Em 2010, com 14 anos, sua vida e de toda a família começou a mudar. Sua história chegou até a produção do programa Caldeirão do Huck e o apresentador global Luciano Huck foi até o Cumbuco conhecer a família Teixeira. Eles ganharam uma bela casa nova, incentivo para continuar os estudos e no kitesurf também. Hoje, aos 18, Set disputa vários campeonatos, tem patrocinadores, concluiu o 3º ano do ensino médio e já tem planos para cursar uma faculdade.
A fera, destaque no esporte que pratica, tem alguns títulos no currículo e está inscrito para o Arena Kite Brasil, uma das sete modalidades de aventura que vai rolar no Festival das Emoções, no litoral do Piauí, de 14 a 17 de agosto. O evento será etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf. Há sete anos praticando o esporte e competindo também, ele conhece atletas até de outros países, com quem já trocou experiências válidas para seu desenvolvimento no esporte.
Eu pretendo daqui a dois anos entrar na faculdade, mas por enquanto tenho muitos campeonatos a cumprir e estou totalmente focado. Minha meta é ser campeão do Arena Kite Brasil e por isso estou treinando todos os dias. Já fui algumas vezes na Praia do Coqueiro, onde o evento acontecerá e sei que as condições lá são favoráveis à prática do kitesurf”, revela.
Seus principais títulos são: 3º lugar no Brasileiro de Kite Surf Pro (2011), 4º colocado no Campeonato Brasileiro de Kitesurf Pro (2012), 4º lugar no Campeonato Cearense Pro (2012), 3º melhor colocado no Cearense Amador (2011) e vice-campeão do Campeonato Cearense Amador (2008). “O programa do Luciano mudou muito minha vida, antes eu não tinha oportunidades como tenho hoje e isso me incentivou bastante a treinar todos os dias e alcançar os meus objetivos”, disse a fera, que tem mais cinco irmãos, sendo que dois também são atletas de kitesurf.
O Arena Kite Brasil acontecerá em Luís Correia, nas praias de Itaqui (Vila Itaqui) e Coqueiro. A modalidade em disputa será o Free Style, nas categorias masculino e feminino. Para os campeões a premiação será de R$ 15 mil. A supervisão é da Associação Brasileira de Kitesurf – ABK, Associação Piauiense de Kitesurf – APK. Coordenação: Signature, LSE e Prime. O Festival das Emoções tem realização do Sebrae/PI, Prefeituras de Parnaíba e de Luís Correia, Fecomércio e Sistema FIEP.
Fonte: O Estado
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: