Eleições 2024

Morre em Recife o cantor romântico Tarcys Andrade aos 70 anos

Falecimento ocorreu nesta quarta-feira (7), após complicações cirúrgicas

Foto: Reprodução do facebook

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 7 de maio, em Recife (PE), o cantor e comunicador Tarcys Andrade, ícone da música romântica brasileira. O artista havia completado 70 anos no último dia 27 de abril e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da capital pernambucana, após complicações decorrentes de uma cirurgia na vesícula.

Quem foi Tarcys Andrade?

Nascido como Japytacy Andrade Ferreira, em 27 de abril de 1955, em Recife, Tarcys Andrade se consolidou como um dos grandes nomes da música brega romântica no Brasil. Sua carreira teve início em 1979, pela gravadora Rozembit (Mocambo). Com o sucesso alcançado nacionalmente, foi contratado pela gravadora EMI-Odeon, no Rio de Janeiro, onde gravou 14 LPs entre 1981 e 1994.

Além da EMI-Odeon, Tarcys passou por outras importantes gravadoras, como Sony Music, CBS, Continental, Polydisc, além de selos regionais como RM Music (Belém), NPA Produções e Garra Music (ambas de Recife).

Principais sucessos

Tarcys Andrade eternizou músicas que marcaram gerações, entre elas:

  • “Não Chore Amor”

  • “Faça Alguma Coisa, Meu Amor”

  • “Um Adeus e Nada Mais”

  • “Meiga Menina”

  • “Juro, Vou Tentar Lhe Esquecer”

Esses sucessos consolidaram seu nome no gênero romântico-brega, muito popular nas décadas de 1980 e 1990.

Trajetória na TV e nos palcos

Com carisma e talento, Tarcys participou de grandes programas da televisão brasileira, como:

  • Cassino do Chacrinha

  • Almoço com as Estrelas

  • Programa Raul Gil

  • Clube do Bolinha

Além de sua atuação em programas nacionais, também esteve presente em atrações locais de Recife. Sua carreira incluiu shows em quase todos os estados do Brasil e apresentações internacionais, como na Colômbia.

Em suas redes sociais o comunicador Paulino Andrade Imprensa, escreveu o seguinte:

Morre no Recife o cantor e compositor, Tarcys Andrade o mesmo estava internado no IMIP / Recife no prédio do OSCAR COUTINHO, desde o dia 07 de Abril para realização de uma cirurgia que inclusive foi feita mas, infelizmente na manhã desta quarta-feira, 07 de Maio, ele foi chamado pelo nosso Jesus para o andar de cima, às 5hs. Que Deus continue iluminando o seu caminho por onde quer que ele esteja neste momento, vai com Deus Tarcys Andrade

Velório e sepultamento

O velório será realizado nesta quinta-feira (8), das 12h às 15h, na Funerária Casa Real, localizada na Rua Pedro Afonso, nº 564, Santo Amaro – Recife.
O sepultamento ocorrerá em seguida, às 15h, no Cemitério de Santo Amaro, também na capital pernambucana.

Zeudir Queiroz