
O estado do Ceará registrou um saldo positivo de 31.529 novos empregos no primeiro semestre de 2024, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Este resultado coloca o Ceará como o segundo estado com melhor desempenho na geração de empregos na Região Nordeste. Em junho, foram criados 7.620 postos de trabalho, impulsionados principalmente pelos setores de serviços, indústria e construção civil.
O governador Elmano de Freitas celebrou o resultado nas redes sociais, destacando a importância da geração de emprego e renda como prioridade de sua gestão. “Em junho, o estado registrou aumento de 7.620 postos de trabalho. Os setores de serviços, indústria e construção civil puxaram esse crescimento. Gerar emprego e renda aos cearenses é nossa prioridade absoluta”, afirmou.
Geração de empregos no Brasil
No cenário nacional, o mercado de trabalho formal registrou um saldo positivo de 201.705 carteiras assinadas em junho de 2024, após a criação de 139.341 vagas em maio. Este resultado foi alcançado através de 2.071.649 admissões e 1.869.944 demissões. O saldo de junho é o melhor para o mês desde junho de 2022, conforme a série histórica do Novo Caged, iniciada em 2020 (sem ajustes). Em junho de 2023, houve a abertura de 155.695 vagas com carteira assinada, na série ajustada.
As expectativas do mercado financeiro apontavam para um crescimento do emprego no mês, com estimativas variando de 110 mil a 215 mil novas vagas, e uma mediana indicando a abertura de 165 mil postos de trabalho. No acumulado dos seis primeiros meses de 2024, o saldo do Caged já é positivo em 1.300.044 vagas, superando o mesmo período do ano passado, quando foram criados 1.030.329 postos formais.
–
Com informações do Gcmais
- Tragédia na BR-230: Jovens cearenses morrem em acidente a caminho de festa no Piauí - 18 de abril de 2025
- Documentário “Nos Trilhos do Café” celebra história e cultura da produção cafeeira na Serra de Baturité - 17 de abril de 2025
- Diesel terá nova redução de 3,3% nas refinarias a partir desta sexta-feira - 17 de abril de 2025