Prefeitura de Caucaia implanta linha de cuidados específicos para diabéticos e hipertensos

Até o mês de outubro, outras dez UAPS também terão a linha de cuidado específico implantada

Foto: Prefeitura de Caucaia

Prezando sempre pelos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), implantou, na Unidade de Atenção Primária à Saúde/UAPS (posto de saúde) Teresinha Lima Moreira, uma linha de cuidados específicos para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, como é o caso do diabetes e da hipertensão.

Focando na prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com patologias crônicas, no posto de saúde, que fica localizado no Parque Soledade I, para além das consultas com médicos e enfermeiros e atendimento de técnicos de enfermagem e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os hipertensos e diabéticos também têm acesso ao serviço multiprofissional. Os pacientes, que recebem indicação, podem ser acompanhados por nutricionistas, enfermeiros, profissionais de educação física, psicólogos, assistentes sociais, dentistas e farmacêuticos.

O público-alvo da ação também recebe ações de sensibilização sobre o respeito dos bons hábitos alimentares e da prática de atividades físicas.

Camila Moreira, diretora de Atenção Primária à Saúde (APS) de Caucaia, ressalta os avanços e benefícios da ação. “Os nossos pacientes passam a ser acompanhados pela equipe multidisciplinar de acordo com a necessidade individual de cada um. Temos todo um fluxo que melhora a qualidade de vida deles”, afirma

Até o mês de outubro, outras dez UAPS também terão a linha de cuidado específico implantada. 

Assistência farmacêutica

Os pacientes recebem, periodicamente, no próprio posto de saúde, os remédios necessários para combater as comorbidades. 

Aulas de pilates solo

Nos seis distritos de saúde de Caucaia são realizadas aulas de pilates solo para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: