ESCORPIÕES: Caucaia reforça alerta no período de reprodução

Foto: Prefeitura de Caucaia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, por meio do Núcleo de Endemias e Zoonoses, alerta para o aumento do risco de picadas de escorpiões durante os meses de agosto e setembro, período de reprodução da espécie. 

Nesse período, as fêmeas apresentam um aumento na concentração de veneno e procuram a superfície para se reproduzirem, potencializando as chances de casos mais graves. O cuidado com crianças deve ser ainda maior, porque a relação entre o peso do corpo e a potência do veneno aumentam as chances de agravamento do caso. 

Rotineiramente, os agentes de endemias realizam trabalhos de orientação e o núcleo pode ser acionado sobre os cuidados a serem tomados e, quando necessário, os profissionais se deslocam até o local solicitado e fazem os procedimentos necessários para captura do animal.

Em caso de acidentes (picadas), o hospital municipal notifica o setor de epidemiologia da SMS e, em seguida, os agentes entram em contato com a vítima e fazem acompanhamento da recuperação. Além disso, os agentes fazem controles na residência onde ocorreu o acidente para identificar se há mais escorpiões.

Marquezan Rocha, coordenador do Núcleo de Endemia e Zoonoses, reforça a importância do cuidado de cada cidadão “A prevenção pode ser realizada com ações simples, como evitar o acúmulo de lixo e entulhos em terrenos e quintais, verificar roupas (guarda-roupa pode ser abrigo) e sapatos (escuro e quente) antes de usar”, afirma. 

De janeiro a julho deste ano, o Núcleo de Endemia e Zoonoses registrou o número de 14 acidentes (picadas) e 54 escorpiões no município de Caucaia. 

Caso encontre escorpião em casa, o Núcleo de Endemias e Zoonoses deve ser acionada através dos telefones (85) 3342-8010 e (85) 99190-7101.

Fonte: Acom Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: