O município de Caucaia conta com três pontos de coleta de material para exame que identifica a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). São eles: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, e da Jurema, e o Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha.
Segundo o titular da pasta da saúde do município, Moacir Soares, os três equipamentos de saúde realizam a coleta do material apenas de casos suspeitos. Este fluxo de atendimento é preconizado pelo Ministério da Saúde.
“Quem tem sintomas leves pode procurar qualquer unidade de saúde que o médico vai avalizar se há a necessidade para fazer o exame. Quem tem sintomas agravados e sentir desconforto respiratório deve procurar atendimento nas UPA’s ou no Hospital Municipal”, explica Moacir.
A coleta do material para exame é por meio do método RT-PCR, que utiliza a biologia molecular. Este tipo de teste identifica o vírus que provoca a COVID-19 logo no início, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo.
A amostra de secreção nasal e da garganta do paciente é encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), localizado em Fortaleza, para uma busca minuciosa pelo material genético do Sars-Cov-2. Em casos graves, o transporte dos pacientes até os pontos de coleta de material para exame é realizado por meio de duas ambulâncias alugadas exclusivamente para este serviço.
O resultado do exame é divulgado por meio do “Teleinforma RIS (Residência Integrada em Saúde)”, da SMS de Caucaia, que é responsável por informar via telefone o resultado de testes negativos aos pacientes suspeitos infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) em Caucaia.
Os trabalhos são desenvolvidos pela equipe multiprofissional de residentes com ênfase em saúde coletiva em parceria com o Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS. Além de ligar informando sobre o resultado, os residentes do município de Caucaia repassam orientações sobre isolamento social, limpeza e desinfecção da casa, como também recebem um retorno da família sobre estado de saúde do paciente durante a quarentena e de todos os familiares.
Fonte: Ascom – Caucaia
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024