A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou nesta quinta-feira (16/5) o resultado do II Levantamento de Índice Rápido (Lira), realizado em 41 bairros da área urbana de Caucaia e que mensura o nível de infestação predial para o Aedes aegypti. O mosquito é causador das arboviroses zika, dengue e chikungunya.
No período de 6 a 10 de maio, as inspeções foram feitas em 6.407 imóveis, sendo que desse total 197 apresentaram infestação do inseto. Ao contrário do último Lira, divulgado em janeiro e apontando 5% de infestação (muito alto), o atual documento mostra médio risco com 3%.
“Essa redução é resultante de um grande trabalho envolvendo outras secretarias. Na estratificação das localidades, observamos claramente bairro com redução pra mais de 60% se compararmos ao primeiro Lira”, declarou o coordenador de Endemias e Zoonoses da SMS, Francisco Pires Sousa.
A ação contou com o trabalho de 89 servidores. De acordo com a coordenação de Controle de Endemias e Zoonoses da SMS, os bairros com estratificação de risco de infestação são: Parque Potira I, Marechal Rondon, Santa Rita, Tabapuazinho, Tabapua, Caucaia Sede, Capoeiras, Res. Metropolitano, Lagoa do Cabatan, Barra do Ceará, Praia da Tabuba, Parazinho.
Ano passado, nesse mesmo período, o boletim apresentou índices muito altos, com 4,3% de infestação do Aedes aegypti.
Fonte: Assessoria de Comunicação
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024