Prefeito de Pacatuba Carlomano Marques é preso em operação do Ministério Público

Foto: Reprodução
O prefeito de Pacatuba Carlomano Marques (MDB) foi preso, na manhã desta terça-feira (18), em uma operação deflagrada pela  Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público do Ceará. Além do prefeito, oito secretários da gestão municipal também foram levados pela Polícia Civil que vem dando apoio à força-tarefa. Ao todo, estão sendo cumpridos 23 mandados de prisão na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a denúncia, um suposto esquema criminoso atuava na contratação de empresas de forma irregular para prestação de serviço na cidade. O Tribunal de Justiça do Estado determinou a prisão temporária do prefeito por cinco dias.

Operação em Pacatuba

Além do prefeito, foram presos os secretários do Desenvolvimento Agrário; da Saúde; da Infraestrutura e Meio Ambiente; do Desenvolvimento Econômico; da Cultura; da Assistência Social; da Educação; e da Segurança, Defesa Civil e Patrimonial. Na ação do Ministério Público foram detidos ainda os integrantes do Gabinete do Prefeito e da Procuradoria Geral do Município, ex-gestores municipais e representantes de empresas fornecedoras que mantinham vínculo com a Prefeitura de Pacatuba por meio de contratos firmados com dispensa de licitação. Os gestores públicos também foram afastados de suas funções por 180 dias. O Poder Judiciário determinou também o imediato encerramento dos contratos da Prefeitura com as pessoas físicas e jurídicas investigadas. Durante a operação, ainda foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão nos municípios de Pacatuba, Caucaia, Fortaleza, Horizonte e Iguatu, sendo apreendidos cerca de R$ 400 mil durante o cumprimento dos mandados. A investigação apura a prática de crimes contra a administração pública e licitatórios no âmbito da Prefeitura Municipal de Pacatuba, especialmente nos anos de 2021 e 2022. Segundo a Procap, diversas unidades gestoras/secretarias faziam uso sistemático de dispensas de licitação, mediante a contratação de fornecedores, incluindo pessoas físicas, com indicativo de ausência de capacidade operacional, visando a execução de uma multiplicidade de atividades, com despesas estimadas em R$ 19 milhões. Esta não é a primeira vez que Carlomano Marques se envolve em polêmica. Em 2009, quando era deputado estadual, o político causou tumulto em um motel. Já, em 2012, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará(TRE-CE) cassou o mandato parlamentar dele por compra de voto. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF), no Ceará, em 2010. De acordo com o MPF, a irmã do então deputado fazia consulta médica em troca de voto.

Carlomano Marques

Carlomano Gomes Marques é médico, formado pela Universidade Federal do Ceará com especialidade em cirurgia geral e torácica. Foi professor pré-universitário da disciplina de Matemática e Coordenador de Benefícios do INSS. Carlomano começou sua carreira política como vereador de Fortaleza, em 1988. Depois se candidatou e foi eleito a deputado estadual do Ceará, por sete mandatos consecutivos. Em 2016, foi candidato a prefeito de Pacatuba pela primeira vez, sendo eleito, e em seguida, reeleito em 2020, na chapa com o vice-prefeito Rafael Marques.

Sua primeira eleição como deputado estadual foi pelo PDS e, em 1994, reelegeu-se pelo PPR. Em 1998 foi novamente eleito, já pelo PMDB. Depois de filiar-se ao PTB, Carlomano retoma ao PMDB, partido pelo qual reelegeu-se para a próxima legislatura. Quando vereador de Fortaleza foi vice-presidente da Câmara Municipal. Na Assembleia Legislativa integrou as seguintes comissões: Comissão de Ciência e Tecnologia, Comissão de Fiscalização e Controle, Comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviço (Presidente) e Comissão de Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Interior.

Já presidiu as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento do semiárido e de Indústria e Comércio. Foi 3° Secretário da Mesa Diretora no período de 1999 a 2000. Dentre seus principais projetos de lei está o que autoriza o Governo do Estado a subsidiar energia elétrica para os pequenos agricultores do Ceará. Atualmente prefeito do município de Pacatuba, o polítco foi eleito com 11.999 votos, pela coligação PMDB/PSL/PSC/DEM/PHS/PSDB/PT DO B e SD, para o mandato de 2017 – 2020. Natural de Iguatu, nasceu no dia 19 de fevereiro de 1954, sendo filho de Francisco das Chagas de Souza e Ana da Silva Gomes, é divorciado. Antes de iniciar a carreira política foi professor de matemática, em quase todos os cursinhos de Fortaleza. Ao concluir o curso de Medicina, fez residência em cirurgia geral no Hospital Geral de Fortaleza e cirurgião no IJF.

Caso do motel

Em setembro de 2009, o então deputado estadual Carlomano Marques (PMDB) protagonizou um tumulto em um motel próximo à Assembleia Legislativa do Ceará. Um quebra-quebra foi registrado no quarto alugado pelo parlamentar.

Conforme relato do delegado Ricardo Moura, na época supervisor do Comando de Policiamento da Capital, o deputado estava deitado na cama, com vários cortes pelo corpo. Espelhos, copos, garrafas e mobília estão quebrados. O deputado teria sofrido um surto psicótico, já que ele estava sozinho no quarto de motel.

Fonte: https://gcmais.com.br/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: