Larissa Gaspar será Homenageada com a Medalha Maria da Penha na Câmara Municipal de Fortaleza

 

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Fortaleza realizará uma sessão solene para outorga da Medalha Maria da Penha à deputada estadual Larissa Gaspar (PT). A homenagem foi proposta pela vereadora Professora Adriana Almeida (PT), em reconhecimento à trajetória de luta de Larissa em defesa dos direitos das mulheres, no combate a todas as formas de violência, e na promoção de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero. A solenidade ocorrerá na próxima terça-feira, 4 de junho, às 14h, no Plenário Fausto Arruda, localizado na Rua Dr. Thompson Bulcão, 830, bairro Luciano Cavalcante.

“É com grande satisfação que homenageamos a deputada Larissa Gaspar com a Medalha Maria da Penha. Sua dedicação incansável à defesa dos direitos das mulheres e sua luta constante contra todas as formas de violência têm sido fundamentais para a promoção de políticas públicas inclusivas e justas. Larissa é um exemplo de coragem e compromisso, inspirando a todas e todos nós a continuarmos trabalhando por uma sociedade mais igualitária e segura para todas as mulheres”, destaca a vereadora Adriana Almeida.

Para Larissa Gaspar, receber a Medalha Maria da Penha é motivo de alegria e muita honra. “Desde a minha juventude, milito nos movimentos de mulheres, atuando contra todas as formas de violência contra as mulheres, participando de atos e formações. Tive a oportunidade de contribuir como gestora de políticas para as mulheres. Este reconhecimento simboliza toda uma vida dedicada à luta pelos direitos das mulheres e pela nossa liberdade”, afirma a deputada.

Sobre a Medalha Maria da Penha

Regulamentada em 2020, a Medalha Maria da Penha é uma honraria criada para reconhecer personalidades que se destacam na luta contra a violência doméstica. Batizada em homenagem à farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, fortalezense que se tornou um símbolo nacional no combate à violência doméstica, esta medalha é concedida mediante requerimento e sua outorga é analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza. Desde a sua criação, a medalha tem valorizado e destacado o trabalho de defensores dos direitos humanos e da igualdade de gênero.

Sobre Larissa Gaspar

Larissa Gaspar é advogada, servidora pública municipal (fiscal da AGEFIS), mãe, capoeirista e surfista. Foi coordenadora da Casa Abrigo Margarida Alves, que acolhe mulheres ameaçadas de morte, e coordenadora de Políticas para as Mulheres de Fortaleza. Larissa foi vereadora da capital por dois mandatos e eleita Deputada Estadual pelo PT, sendo a mulher mais votada em Fortaleza. Atualmente, preside a Comissão de Proteção Social e Combate à Fome na Assembleia Legislativa e a Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero. Ela também é Procuradora Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher e vice-líder do governo na Assembleia. Sua atuação abrange a defesa dos direitos das mulheres, juventude, crianças e adolescentes, pessoas negras, LGBTQIA+, no combate à desigualdade social, e na defesa da saúde, educação, cultura, transporte público, moradia, direitos dos animais e proteção ao meio ambiente.

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: