Eleições 2024

Pesquisa do IBOPE em Russas: Candidato do PRB está liderando

Só um dos postulantes à Prefeitura do Município está concorrendo sem coligação, segundo dados oficiais do TSE

Raimundo Weber de Araújo (Weber), candidato do PRB à Prefeitura do Município de Russas, representando a Coligação Pra Cuidar Bem de Russas, seria eleito prefeito se as eleições fossem hoje, segundo pesquisa do Ibope, contratada pela TV Diário. As entrevistas foram realizadas entre os dias 3 e 5 últimos e foram ouvidos um total de 301 eleitores.

Em Russas a disputa pela Prefeitura envolve além de Weber, os candidatos Aureliano Ribeiro da Silva (Aureliano), apresentado pelo PMDB na Coligação Juntos com o Povo Para Russas Crescer Mais; José Adail Carneiro Silva (Adail), representando o PDT na Coligação Avança Russas e Odilo Almeida Filho (Odilo Almeida) apresentado pelo PT, sem coligação.

Segundo os números da pesquisa estimulada, aquela em que os entrevistadores apresentam a relação de candidatos ao eleitor e pergunta se as eleições fossem hoje em quem ele votaria, Weber tem 48% das preferências do eleitorado, seguido de Aureliano com 33% das intenções de voto, Adail com 8% e Odilo Almeida com 5%.

Rejeição

Na parte espontânea da pesquisa, quando os entrevistadores, sem apresentar os nomes dos candidatos pergunta ao eleitor se a eleição fosse hoje em quem ele votaria para prefeito de Russas. Nesta, o candidato Weber tem 43% das intenções de voto, seguido de Aureliano com 30%, Adail com 7% e Odilo Almeida com 4%.

O eleitorado de Russas respondeu, também, sobre a rejeição dos candidatos à Prefeitura. A pergunta é se dentre esses possíveis candidatos a prefeito de Russas, em qual o senhor ou a senhora não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?. Adail é rejeitado por 30% dos entrevistados, seguido de Weber com 29% de rejeição, Aureliano com 28% e Odilo Almeida, o menos rejeitada com 17%.

44% do eleitorado de Russas tem muito interesse nas eleições para prefeito da cidade. Segundo o relatório do Ibope, 26% tem interesse médio e 22% pouco interesse.

Registro

A pesquisa cujo objetivo foi levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos, visto ter perguntado aos eleitores sobre a avaliação dos governos municipal, estadual e federal, além dos problemas da própria cidade, foi realizada entre os dias 3 e 5 de setembro, com eleitores de 16 anos ou mais da área em estudo.

O modelo de amostragem utilizado foi o de conglomerado em dois estágios, sendo que no primeiro estágio foram selecionados os conglomerados: censitários, com probabilidade proporcional ao tamanho sistemático. A medida do tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. No segundo estágio foram selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral.

Do Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz