Universitário, cabeleireiro e travesti consegue boa votação nas urnas de sua cidade e comemora vitória
Novo Oriente É deste Município, localizado nos sertões de Crateús, e a 397 quilômetros da Capital, que é eleito o primeiro vereador travesti do Estado do Ceará. Allan Coutinho (PT), de 26 anos, foi eleito com 925 votos, sendo o segundo colocado nas eleições. Ele, que é cabeleireiro e estudante de Enfermagem, contou com o apoio irrestrito da sua mãe Iraneide e do pai Haroldo Coutinho, familiares e de muitos amigos, que se empenharam junto com ele nos dois meses e meio de campanha eleitoral.
Allan Coutinho (no centro, ao microfone) conquistou o apoio de diferentes segmentos sociais. Diz que sua vitória foi contra o preconceito FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Bandeira
Carismático, de traços refinados, femininos e bela aparência, Allan diz que não vê a hora de assumir e começar a exercer a função pública para a qual foi eleito pela população. Defenderá melhorias na saúde, educação, agricultura e a bandeira GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais).
“Estou muito feliz e disposto, mas o trabalho nem começou ainda. Não prometi nada para ninguém. Tenho uma visão diferente. Quero contribuir com o desenvolvimento da minha terra, que pude conhecer melhor e ver que é muito carente. Serei um bom exemplo. Saúde, educação, agricultura, esporte e o não a todo tipo de preconceito serão minhas maiores bandeiras”, afirma Coutinho.
Candidato pela primeira vez, Allan não ficou surpreso com a sua expressiva votação. Diz que sentia a aprovação das pessoas durante a campanha e esperava a vitória – que para ele representa duas vitórias. A primeira é a conquista da cadeira na Câmara Municipal e a outra a vitória é contra o preconceito.
“Considero que recebi o sim das pessoas, uma boa resposta. É a vitória sobre o preconceito, que hoje já é bem menor na minha cidade”, comemora.
Apoiado pela família e por uma equipe de assessores – que segundo ele são mais do que assessores, são amigos – ele teve a conquista dos votos.
Alan conta que a cidade toda o apoiou. Das crianças aos idosos recebeu aprovação e isso lhe dava forças para seguir em frente e vencer. Nas visitas e comícios recebia sempre a aprovação desse público.
Na campanha, Allan diz que sempre alertava a população para analisar os candidatos e votar em nomes que tivessem uma profissão definida.
“Defendo o político que tenha uma profissão, que seja um trabalhador e não político por profissão. Dizia isso para as pessoas e me cerquei de apoiadores que pudessem ser identificados pela sua profissão. Considero isso um fato importante na escolha de um candidato”, explica.
Além dele, a Câmara Municipal de Novo Oriente receberá, a partir de janeiro de 2013, mais vereadores jovens e no primeiro mandato. Outros cinco foram eleitos, com idade entre 20 e 30 anos. A Casa legislativa é composta por 11 vereadores.
“Vejo com alegria essa renovação na nossa Câmara. É sinal que o povo quer mudança e vai cobrar, vai se manifestar e isso é muito bom”, analisa Allan.
Para a sua mãe, Iraneide, que é comerciante no município, a vitória de Allan se deve ao seu jeito carismático e fácil de conquistar amizades. “Ele faz amizade e conquista a todos, tanto faz serem novos, jovens, velhos. E largamos tudo para trabalhar junto com ele”, relata.
Do Diário do Nordeste
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024