Donald Trump é considerado culpado por 34 crimes em julgamento em Nova York

Foto: Reprodução

Em uma decisão histórica, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi considerado culpado por 34 crimes pelo júri do Tribunal de Nova York nesta quinta-feira, 30 de maio de 2024. Trump foi julgado por falsificar documentos com o objetivo de encobrir um escândalo sexual durante a campanha presidencial de 2016, envolvendo um pagamento de 130 mil dólares (aproximadamente R$ 674 mil) à ex-atriz pornô Stormy Daniels. Esse valor foi pago por meio de seu então advogado, Michael Cohen.

Sentença e Possíveis Penalidades

A sentença de Donald Trump será anunciada no dia 11 de julho. Ele pode enfrentar até 4 anos de prisão por cada uma das 34 condenações, totalizando um potencial de 136 anos de prisão. Este julgamento marca a primeira condenação criminal de um ex-presidente dos EUA.

Detalhes do Caso

No caso intitulado “Povo do Estado de Nova York contra Donald J. Trump”, a Promotoria de Manhattan apresentou acusações de que Trump orquestrou ou pelo menos autorizou que Michael Cohen realizasse o pagamento a Stormy Daniels. Cohen financiou o pagamento de seu próprio bolso e foi posteriormente reembolsado em prestações disfarçadas de despesas legais.

Michael Cohen já havia se declarado culpado em 2018 de violações de financiamento de campanha, entre outras acusações, alegando que agiu sob a direção de Trump para influenciar as eleições presidenciais. Ele foi condenado a três anos de prisão e perdeu sua licença para exercer a advocacia.

Outros Escândalos Encobertos

Além do caso de Stormy Daniels, a acusação incluiu acordos semelhantes para encobrir outros potenciais escândalos, como o de uma ex-modelo da revista Playboy e de um porteiro que alegou que Trump teve um filho fora do casamento.

Repercussões Políticas

Apesar da condenação, Donald Trump continua a ser o candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 5 de novembro deste ano. De acordo com as regras dos EUA, mesmo preso, Trump pode concorrer e até assumir a presidência, caso seja eleito.

Conclusão

A condenação de Trump transforma-o no primeiro ex-presidente dos EUA a ser criminalmente condenado. O julgamento foi complexo, envolvendo 12 membros do júri e seis suplentes, todos cidadãos anônimos por razões de segurança. A decisão do júri e a futura sentença têm o potencial de impactar significativamente o cenário político norte-americano.

Para mais atualizações e detalhes sobre este caso e outras notícias relevantes, continue acompanhando nosso site.

Com informações do Correio Brasiliense

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: