Um problema na linha de transmissão Quixadá/Fortaleza, no Ceará deu origem ao apagão que atingiu todas as regiões do país nesta terça-feira (15), de acordo com informações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira repassadas durante entrevista coletiva, nesta quarta-feira (16). A linha faz parte da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf, subsidiária da Eletrobras.
“A própria Chesf chegou à conclusão que essa linha, Quixadá-Fortaleza, abriu um não-acionamento de proteção que estaria programada. Essa linha abriu indevidamente. Ou seja: não precisava abrir e acabou abrindo. Isso ocasionou uma onda, uma coluna de peças de dominó”, disse.
Ele também afirmou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) admitiu o erro e confirmou que houve falha sistêmica. E passou a defender uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.
“Mais do que nunca, eu acho que é necessária a participação extremamente ativa da Polícia Federal nesse caso, já que o ONS não teve como apontar uma falha técnica que pudesse provocar um evento com a dimensão que teve, com a paralisação da energia no país”, afirmou
- Quixeramobim retoma recorde com maior queijo coalho do mundo pesando 2.304 kg - 3 de dezembro de 2024
- Ceará sob alerta de chuvas: 43 municípios devem registrar precipitações - 3 de dezembro de 2024
- Governo do Ceará certifica 40 municípios com o Selo Município Verde - 1 de dezembro de 2024