PDT nacional retira Cid Gomes da presidência do diretório estadual do partido

Um nome para comandar a comissão provisória, que deve ser instalada durante a intervenção, ainda será definido.

Foto: Divulgação
A executiva nacional do PDT aprovou nesta sexta-feira (27) uma intervenção no diretório da legenda no Ceará que retira o senador Cid Gomes do comando do partido no Estado. Um nome para comandar a comissão provisória, que deve ser instalada durante a intervenção, ainda será definido.
A medida ocorre em meio à briga entre os irmãos Cid e Ciro Gomes que tem como contexto as eleições municipais de 2024. O grupo de Cid no partido quer uma aliança ampla, incluindo o PT; já o de Ciro defende uma chapa “puro-sangue” pedetista para tentar reeleger o prefeito de Fortaleza, José Sarto.
O atual presidente da legenda, o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), é da ala de Ciro; já o presidente licenciado, Carlos Lupi, é hoje o ministro da Previdência do governo Lula (PT).

Cid e Ciro discutem durante encontro

Cid e Ciro Gomes protagonizaram uma briga durante o encontro nacional do PDT no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (27), levando a uma confusão generalizada entre os integrantes da sigla. Os dois irmãos estavam rompidos politicamente, mas ainda não tinham vivido um embate direto, de modo público. Conforme apuração do O Globo, relatos de pessoas presentes na ocasião apontam que os dois chegaram a se levantar das cadeiras e começaram a brigar aos gritos, com dedos em riste. A confusão aumentou quando os aliados de cada um decidiram entrar na briga.
“Avisei que, se fosse cometida qualquer decisão arbitrária, eu entenderia como um convite para deixar o partido. Para mim, foi uma decisão arbitrária. Como votam uma intervenção sem nem abrir um processo?”, disse Cid à Folha, ao final da reunião. Ele também estuda a possibilidade de recorrer da decisão.
O PDT vive, nos últimos meses, uma disputa interna por poder entre duas alas, uma liderada pelo senador Cid Gomes e outra fiel ao ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes. Do lado de Ciro, vinha desempenhando papel de liderança, nos últimos tempos, o deputado André Figueiredo, hoje presidente nacional do partido. Também integram o grupo de Ciro o prefeito de Fortaleza José Sarto e o ex-prefeito Roberto Cláudio. Mais cedo, ainda nesta sexta, aliados de Cid e de Ciro sentaram em locais separados, assim como os próprios irmãos. Pessoas que estiveram presentes apontam que Ciro e Cid não chegaram a se cumprimentar, apesar de terem chegado quase ao mesmo tempo. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: