São 51 municípios em situação de emergência; Dilma ofereceu cartão ilimitado para prefeituras
Subiu para 84 o número de municípios mineiros afetados pela chuva, de acordo com balanço da Defesa Civil do Estado. Foram confirmadas 21 mortes causadas pelos temporais, sendo a úlima registrada em Buritizeiro, no norte de Minas. Segundo o Corpo de Bombeiros, Alisson Pablo da Silva Rocha, de 17 anos, foi atingido por uma árvore durante um vendaval na região. Ele estava em uma moto, na BR-365, que caiu com a força dos ventos.
Outras duas pessoas também morreram nesta sexta-feira (27), em Virgolândia, no Vale do Rio Doce, arrastadas pela enxurrada após o transbordamento do córrego Palmital. Segundo a Defesa Civil, a suspeita de morte por afogamento de um trabalhador rural, no município de São João do Manteninha, na mesma região, foi descartada como sendo em consequência da chuva.
Até agora, são quase 10 mil pessoas fora de casa em decorrência dos estragos dos temporais no Estado. Dentre os 84 municípios afetados, 51 já decretaram situação de emergência. São 6.959 pessoas desalojadas em Minas.
Dilma
A presidente Dilma Rousseff anunciou novas ajudas humanitárias a Minas Gerais após sobrevoar, nesta sexta-feira (27), ao lado do governador Antonio Anastasia (PSDB), as regiões do Estado afetadas por intensas chuvas.
Dilma falou após reunião de coordenação, no aeroporto de Governador Valadares, na presença de Anastasia. As prefeituras que têm o estado de calamidade reconhecido recebem um cartão para fazer gastos emergenciais.
A presidente lembrou o trabalho do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais e os mecanismos de alerta como pluviômetros, radares e mapeamentos de riscos nos municípios para avisar a população sobre algum evento natural.
Fonte: R7
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024