O MEC (Ministério da Educação) confirmou o fechamento de duas universidades cariocas, a Faculdade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade, no início da noite desta segunda-feira (13). Desde o ano passado as duas instituições, que são controladas pelo grupo Galileo Administração de Recursos Educacionais, passam por problemas financeiros. O MEC explicou que a decisão de fechar as faculdades “preserva os interesses dos alunos”, que devem ser transferidos para outras universidades em cinco dias.
Em 2012, o MEC começou a investigar denúncias de irregularidades na Gama Filho e no Centro Universitário da Cidade. No início do ano passado, o órgão instaurou um processo formal de investigação. A crise se agravou com a deflagração de greve de professores, funcionários e estudantes por falta de pagamento dos salários e a precarização das condições de ensino.
No último dia 7, estudantes da Gama Filho ocuparam o auditório MEC durante toda a tarde e foram recebidos pelo ministro Aloizio Mercadante. Na ocasião,eles foram informados que seria formada uma comissão para discutir a situação.
Em nota, o MEC explicou que o agravamento da crise das duas instituições nos últimos anos motivou um conjunto de medidas de supervisão em 2012 e 2013, com o objetivo da superar as deficiências. Como as universidades não conseguiram promover as mudanças solicitadas, o Ministério optou pelo fechamento.
— Diante do descumprimento por parte da mantenedora do Termo de Saneamento de Deficiências acordado, o MEC instaurou, em dezembro de 2013, processo administrativo para aplicação de penalidades, com prazo de 15 dias para a defesa. Apresentada a defesa, o ministério analisou a manifestação e os demais elementos constantes da supervisão e concluiu pelo descredenciamento de ambas as instituições com o objetivo de preservar o interesse dos estudantes e da sociedade por uma educação superior de qualidade.
Fonte: R7
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024