Eleições 2024

Ferramentas aumentam privacidade na internet

A vigilância eletrônica na web por parte dos Estados Unidos tem preocupado governos, empresas e usuários da internet. Denúncias de espionagem na rede reacendem os debates sobre a privacidade no ciberespaço. A última delas dá conta de que a Microsoft permitiu à agência de segurança dos EUA monitorar comunicações de usuários no serviços Skype, Outlook e SkyDrive.

Soluções são alternativa para usuários que desejam precaver-se de invasões à sua privacidade Foto: Juliana Vasquez

Mas há algumas ferramentas que podem ajudar os usuários a se protegerem no espaço virtual. O Tecno lista cinco delas, baseadas em compartilhamento e criptografia para o intercâmbio na web, citadas por ativistas consultados pelo site da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), do governo federal. Confira:

HTTPS Everywhere – Há dois protocolos de acesso à web, o HyperText Transfer Protocol Secure (HTTPS) e o Hypertext Transfer Protocol (HTTP). O HTTPS é a versão segura do HTTP. Isso significa que a conexão será criptografada e as informações do usuário não poderá ser visualizada por terceiros. É uma adição ao navegador de fácil instalação, disponível no Google Chrome e no Firefox.

Pidgin – É um chat online (www.pidgin.im) que não mantém registros. Para proteger as mensagens, o chat codifica as informações. Assim, o servidor não rouba seus dados. O espião pode até identificar com quem o usuário está falando, mas não consegue ter acesso ao conteúdo da conversa.

TOR – O The Onion Router (TOR) é um software de comunicação anônima na internet. Foi desenvolvido pelos EUA para proteger as comunicações governamentais. Esse software é capaz de mascarar os endereços de IP e evitar intermediários e tem uma camada adicional de anonimidade.

TOSBack – Essa ferramenta rastreia e monitora os termos de serviço dos sites. Assim, o usuário é informado sobre mudanças da política de privacidade dessas páginas, que mudam sem aviso prévio. No TOSBack, o usuário pode consultar o termo atual e as versões anteriores de sites como Facebook e Twitter.

Retroshare – É uma plataforma privada e segura para compartilhar arquivos entre amigos. Também permite o envio de mensagens, chats, criação de fóruns etc. A partir de autenticação utilizando o aplicativo OpenSLL, a ferramenta criptografa toda a comunicação. Tem diferentes versões tanto para Linux quanto para Windows.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz