Empresária do DF é finalistas de prêmio da ONU para mulheres empreendedoras

Empresária Agda Oliver, proprietária da oficina Meu Mecânico, localizada em Ceilândia, é uma das dez finalistas da 7ª edição do Empretec Women in Business Awards

A empresária Agda Oliver, proprietária da oficina Meu Mecânico, localizada em Ceilândia, é uma das dez finalistas da 7ª edição do Empretec Women in Business Awards. O prêmio é conferido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a cada dois anos. Seu objetivo é reconhecer o empenho e a dedicação de mulheres empreendedoras que tenham participado do Seminário Empretec e que utilizaram os conhecimentos adquiridos para transformar as comunidades em que suas empresas estão inseridas.

Foto: Tripé Imagem

“Estou em êxtase e muito emocionada por estar entre as finalistas. Sei que o fato de estar lá já é bastante positivo, mas eu quero ganhar. Quero muito trazer essa premiação internacional para o Brasil”, conta Agda. Nas edições anteriores, nenhuma brasileira ficou com o prêmio. A cerimônia deve ser realizada no mês de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Além do Brasil, outros nove países estarão representados no evento.

Dentro de um universo formado por cerca de 40 empreendedoras de todo o Brasil, Agda foi selecionada. Também foram escolhidas outras cinco mulheres dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Tocantins. Os nomes foram repassados pelo Sebrae para a Unctad e um grupo de especialistas técnicos analisou e escolheu quais seriam as dez finalistas dessa nova edição do prêmio. Essa etapa contou com a presença de dezenas de mulheres de 40 países, que assim como o Brasil, são beneficiados pela realização do Empretec.

A trajetória de Agda

Agda veio para a capital federal no início dos anos 2000 e trabalhou em áreas até então dominadas pela presença masculina, como postos de combustíveis, hipermercados e instituições bancárias. Ela é natural de Arinos, município localizado na região Noroeste de Minas Gerais e distante cerca de 280 quilômetros de Brasília.

Após ter  sido enganada em uma oficina mecânica, sua vontade de abrir um negócio próprio foi intensificada. A partir do episódio, Agda começou a estudar conceitos de mecânica e a pesquisar sobre o próprio carro. Utilizou a internet, leu o manual de fábrica e se atraiu pela área automotiva, fator determinante para ela decidir montar uma oficina mecânica. Mesmo sem ter experiência no mundo empresarial, ela procurou apoio junto ao Sebrae no DF e aos poucos viu sua proposta de negócio se concretizar. Percebeu que o empreendimento era viável, fez pesquisas de mercado, elaborou um plano de negócios e participou de cursos de gestão empresarial, do Seminário Empretec e também buscou aprimorar habilidades e conteúdos na área de mecânica.

O empreendimento que se tornou referência para o público feminino, 70% de toda sua clientela, fica localizado às margens Avenida Elmo Serejo, em Ceilândia Sul. Além do DF, a marca também conquistou e fidelizou clientes em Goiás. A empreendedora estima que cerca de 300 clientes por mês confiam seus veículos à Meu Mecânico.

O Empretec

A solução é uma metodologia chancelada pelas Nações Unidas e desenvolvida pelo Sebrae em todo o território brasileiro cujo objetivo é proporcionar o acesso de empresários, potenciais empreendedores e demais interessados a uma série de atividades voltadas ao desenvolvimento do comportamento empreendedor e também à identificação de novas oportunidades de negócio. Segundo o Sebrae, somente no Distrito Federal a solução já capacitou mais de 10 mil pessoas.

Os “empretecos”, como são conhecidos os participantes do Empretec, participam de exercícios, palestras e atividades práticas cientificamente fundamentadas e capazes de formar características de empreendedores de sucesso, como persistência, comprometimento, autoconfiança e a persuasão.

Com informações do Sebrae DF Foto: Tripé Imagem
https://brasiliaempresas.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: