Relíquia histórica será exposta em seis estados até o dia 26 de abril
A cruz utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, retornou ao território nacional após 525 anos. O objeto histórico desembarcou no país na última segunda-feira (14) e será levado em peregrinação por seis estados brasileiros durante as celebrações da Semana Santa.
A cruz saiu de Portugal no sábado (12), passando pelas cidades de Braga, Fátima, Cascais e Lisboa, antes de seguir para o Brasil. O trajeto faz parte do evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, promovido pelo Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Cristo Redentor e o Instituto Redemptor.
Estados por onde a cruz irá passar:
-
São Paulo
-
Rio de Janeiro
-
Rio Grande do Sul
-
Pará
-
Bahia
-
Distrito Federal
O ponto alto da peregrinação será no dia 26 de abril, com uma celebração litúrgica em Santa Cruz Cabrália (BA), local próximo ao onde a missa histórica foi realizada. Após o evento, a cruz retornará para o Museu da Sé de Braga, em Portugal, onde permanece guardada.
Um marco religioso e histórico
A primeira missa no Brasil foi celebrada por Frei Henrique de Coimbra, após a chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral ao litoral da Bahia. O momento marcou não apenas o início da colonização portuguesa, mas também a catequização dos povos originários e o estabelecimento da fé cristã em solo brasileiro.
- Educação de Caucaia prorroga inscrições para bolsistas do Programa Brasil Alfabetizado - 18 de abril de 2025
- Tragédia na BR-230: Jovens cearenses morrem em acidente a caminho de festa no Piauí - 18 de abril de 2025
- Documentário “Nos Trilhos do Café” celebra história e cultura da produção cafeeira na Serra de Baturité - 17 de abril de 2025