A ministra Nísia Trindade Lima apresentou o secretariado da pasta após ser empossada pelo presidente Lula.
O cearense Weibe Tapeba foi anunciado como secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (2). A nomeação aconteceu durante apresentação da nova formação da Pasta, que vai ser comandada pela ministra Nísia Trindade Lima.
Weibe é advogado, liderança indígena do Ceará, e foi eleito vereador para o segundo mandato pelo município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele foi um dos nomes que compôs a lista tríplice enviada ao presidente Lula para ocupar o Ministério dos Povos Indígenas — assumido por Sônia Guajajara.
Weibe coordenou a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e compõe o departamento jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo (Apoinme).
“Na atual conjuntura, de reconstrução das políticas públicas do Brasil, é necessário garantir que as demandas dos povos indígenas na área da saúde sejam atendidas e que esse processo de construção seja pautado pelo diálogo e participação social”, avaliou a Apib.
A Apoinme também comentou a nomeação. “O Movimento indígena está se fortalecendo nesse novo governo e agora com a nomeação de weibe Tapeba para a pasta de saúde indígena (SESAI), é preciso estar ocupando esses espaços e fortalecendo a nossa luta”.
Nísia Trindade anunciou os nomes que vão compor o segundo escalão do Ministério da Saúde e a criação de uma nova secretaria da pasta, ligada à informação e à saúde digital. Veja a lista abaixo.
- Secretário-executivo: Swedenberger do Nascimento Barbosa;
- Secretário de Atenção Primária à Saúde: Nésio Fernandes;
- Secretária de Atenção Especialidade à Saúde: Helvécio Magalhães;
- Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente: Ethel Maciel;
- Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos: Carlos Gadelha;
- Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: Isabela Pinto;
- Secretaria da Informação e Saúde Digital: Ana Estela Haddad;
- Secretaria de Saúde Indígena: Weibe Tapeba.
Nísia Trindade é a mulher a assumir o cargo de ministra da Saúde. Até então, ela era presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é servidora desde 1987.
Fonte: https://g1.globo.com/
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024