Bolsonaro pediu mudanças em minuta golpista, aponta investigação da PF

(crédito: Evaristo Sa/ AFP)
A Polícia Federal (PF) apurou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu alterações na minuta golpista que tinha como fim a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do presidente do Congresso Nacional. A informação é divulgada na data em que a PF cumpre mandados contra Bolsonaro e aliados, pela operação Tempus Veritatis.
Conforme as investigações, estavam previstas as prisões dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, do Supremo, e também de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é presidente do Senado. A alteração pedida por Bolsonaro, segundo a PF, era para excluir o nome de Gilmar e manter o de Moraes.
A minuta golpista teria sido entregue ao ex-presidente da República por Filipe Martins, que foi seu assessor durante o mandato em Brasília, e também por Amauri Feres. Filipe Martins é um dos aliados de Bolsonaro que foram presos nesta quinta-feira (8), pela Polícia Federal, em decorrência da investigação. Uma outra minuta já havia sido encontrada pela PF, logo após as invasões de 8 de janeiro, na casa de Anderson Torres, que foi ministro da Justiça durante o governo Bolsonaro. Nesse documento, estava prevista a instauração de estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de alterar o resultado das eleições de 2022. Não há, até o momento, confirmação se as duas minutas têm a mesma origem. Operação A operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (8) mira Bolsonaro e diversos aliados, incluindo militares e ex-ministros de governo. O ex-presidente da República chegou a entregar o passaporte para a PF, após a corporação determinar um prazo de 24 horas para a entrega do documento. Bolsonaro ainda foi alvo de medidas cautelares restritivas, que o proíbem de manter contato com os demais investigados na operação, mesmo por meio de seus advogados. A Operação Tempus Veritatis, conduzida pela PF, investiga uma organização criminosa suspeita de ter atuado na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, visando obter vantagens políticas para a manutenção de Bolsonaro no poder. No total, são cumpridos nesta quinta 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão em diversos estados brasileiros. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: