Bolsonaro confirma visita à Inglaterra para funeral da Rainha Elizabeth II

O Palácio do Planalto organiza toda a logística para o presidente, já que no dia seguinte ao funeral, 20 de setembro, Bolsonaro fará discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Foto: Reprodução/TV Globo
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores, o presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que irá ao Reino Unido para o funeral da rainha Elizabeth II. A cerimônia será realizada no dia 19 de setembro, em Londres. Conforme o Itamaraty, a embaixada do Brasil na capital inglesa recebeu o convite para a solenidade na noite de sábado (10). Já na manhã deste domingo (11), Bolsonaro confirmou que comparecerá no funeral junto da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A viagem já está sendo preparada pelo Itamaraty e uma equipe de protocolo do governo brasileiro deve viajar já nesta semana para Londres. O Palácio do Planalto organiza toda a logística para o presidente, já que no dia seguinte ao funeral, 20 de setembro, Bolsonaro fará discurso em Nova York (EUA) na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Morre Rainha Elizabeth II após 70 anos de reinado

Na última quinta-feira (8), o palácio de Buckingham confirmou a morte de Rainha Elizabeth II. A monarca reinou por sete décadas e faleceu aos 96 anos em Balmoral, seu castelo favorito localizado na Escócia. Seu filho mais velho, príncipe Charles, é o primeiro na linha de sucessão e assumiu o trono britânico.

No mesmo dia, um comunicado oficial foi divulgado informando que o estado de saúde da Rainha era preocupante. Além disso, a ida e vinda dos membros mais próximos da Família Real para Balmoral, para ver a monarca, indicavam a gravidade da situação.

O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial no Brasil de três dias em razão da morte da rainha Elizabeth II. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, diz o decreto assinado pelo presidente.

A rainha Elizabeth 2ª morreu aos 96 anos. Ela estava em seu castelo em Balmoral, na Escócia, onde passava férias desde julho. “A rainha faleceu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou o Palácio de Buckingham em comunicado.

Fonte: https://gcmais.com.br/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: