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Durante a gravação, de 30 minutos, o piloto do avião não relatou eventuais problemas mecânicos no King Air e mencionou uma decisão de aguardar a diminuição de chuva para tentar um pouso no aeródromo de Paraty (RJ). O avião caiu a cerca de 4 km da cabeceira da pista – todos os ocupantes morreram.
A gravação foi feita por um aparelho do avião que registra as conversas na cabine. A Aeronáutica informou, em texto distribuído à imprensa, que o arquivo de áudio “inclui não só informações de voz, mas outros sons que serão importantes para a investigação”. “Nós analisamos sons diferentes, em que possamos identificar, hipoteticamente falando, o ruído de um trem de pouso sendo baixado, a aplicação de algum grau de flap ou outro equipamento aerodinâmico da aeronave”, afirmou, segundo o texto divulgado pela Aeronáutica, o coronel Marcelo Moreno, da divisão de operações do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Em uma conversa, do piloto Osmar Rodrigues com outros pilotos que voavam pela região, Osmar diz que vai esperar a chuva diminuir antes de pousar. Pouco depois, a gravação teria sido interrompida, segundo análises preliminares. Na avaliação de técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o teor aponta, em caráter preliminar, que o piloto pode ter perdido o controle da aeronave, levando-a ao choque com a água. O áudio não explica exatamente o que ocorreu – a investigação depende também de outros fatores para que a causa da queda seja esclarecida. A investigação do Cenipa, sem data para acabar, apura os fatores que contribuíram para o acidente e lista possíveis orientações para prevenção de acidentes. Com informações: Folha de São Paulo.