Atos contra Temer e Dilma medem força nas ruas do País

Manifestantes contrários ao Temer fizeram passeata pedindo a realização de novas eleições. No Aterro de Iracema, outro grupo, pedia o impeachment da presidente Dilma.
Grupo contra Temer questionou a legalidade do seu governo e defende realização de uma nova eleição
Grupo contra Temer questionou a legalidade do seu governo e defende realização de uma nova eleição
O domingo foi marcado por manifestações pelo País. Em Fortaleza, o ato Fora Temer mobilizou em torno de 12 mil pessoas, de acordo com a organização, em uma passeata da praça Cristo Redentor, em frente ao Dragão do Mar, até o Náutico reivindicando a realização de novas eleições. Já o ato a favor do impeachment da presidente Dilma Roussef, que não teve o número de participantes divulgado pelos organizadores, ficou concentrado no Aterro da Praia de Iracema. A Secretaria de Segurança Pública (SSPDS) não estimou o público presente em nenhum dos eventos. E apesar de, já no início da noite, a manifestação “Fora Temer”, que seguiu pela avenida Monsenhor Tabosa em direção ao cruzamento entre avenida Abolição e Desembargador Moreira, ter passado a um quarteirão de onde os manifestantes do Fora Dilma estavam, não houve confronto. O ato contra o governo interino foi puxado pela Frente Povo sem Medo, que reúne representantes de partidos de esquerda e movimentos sociais. “O povo é quem tem que decidir. Este Governo que está aí não tem voto, não tem aceitação pública e só pensa em acabar com os direitos sociais e dos trabalhadores. Hoje é um dia de luta, não podemos deixar consumar o golpe”, afirmou o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Dóris Soares. Com carro de som e faixas de protesto, os manifestantes questionavam também os projetos defendidos por Temer como a reforma da Previdência, a trabalhista e a limitação dos gastos públicos. Pediam mais investimentos em saúde e educação e se posicionaram contrários ao projeto Escola sem partido. “Ele (Temer) está colocando um programa que não passou pela decisão popular, de maneira arbitrária, e que vai prejudicar a população”, defendeu a professora Irenísia Oliveira. Ao longo do trajeto, o ato foi ganhando a adesão de motociclistas e motoristas que fizeram um ‘buzinaço’ pelas ruas.
MAURI MELO
Grupo contra Dilma destaca que a luta pelo afastamento definitivo da petista ainda não terminou
Fora Dilma Foi com coros de “Somos Todos Sérgio Moro” e “Fora Socialismo”, entre outros, que a Frente Cearense pelo Impeachment, formada por dez grupos favoráveis ao afastamento da petista, realizou mais um ato Fora Dilma. “Muitas pessoas acham que o fato de existir um governo interino significa que ela (Dilma) já saiu. Ainda não terminou e precisamos lutar até o fim”, justifica Luiz Arruda, um dos idealizadores da manifestação.
Para Haroldo Moreira, um dos participantes, existir um movimento protagonizado por cidadãos reivindicando ordem no País é essencial para que as mudanças necessárias ao cenário político atual aconteçam. Fonte: http://www.opovo.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: