Eleições 2024

75% das obras de mobilidade para Copa estão atrasadas ou descartadas

Robson Cavalcante

A partir da próxima quinta-feira (12), vão faltar seis meses até o jogo de abertura da Copa do Mundo 2014 no Brasil. Segundo dados dos comitês gestores locais do evento, 75,6% das obras de mobilidade previstas para o Mundial estão atrasadas ou não serão entregues para a competição. Além disso, muitas delas custarão mais caro do que o governo previu.

G1 publica, entre 9 e 15 de dezembro, uma série de reportagens sobre os preparativos para a Copa do Mundo 2014.

Segundo o levantamento, das 74 ações de mobilidade, 18 não serão mais entregues e outras 38 tiveram prazos prorrogados, a grande maioria para maio de 2014, a um mês do evento (Veja o andamento das obras na tabela abaixo).

Os projetos de mobilidade, anunciados como carro-chefe do mundial e essenciais para os deslocamentos até os estádios e dentro das cidades onde ocorrerão os jogos, recebem verba federal, municipal e estadual.

Entre as justificativas apontadas pelos gestores para o atraso ou cancelamento das obras estão burocracia, chuvas, imprevistos, disputas judiciais sobre desapropriações, impasse para obtenção de licenças, entre outros.

Hoje, a matriz de responsabilidade (documento que contém os projetos de cada sede) conta com 45 projetos de mobilidade em andamento ou concluídos, segundo o Ministério do Esporte.

Onze foram transferidos para a carteira do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Isso significa que elas continuam em andamento, mas não mais para a Copa.

Os atrasos e mudanças na matriz diminuíram o total de investimentos previstos para mobilidade de R$ 11,9 bilhões para os atuais R$ 7,02 bilhões. O gasto nessa área será menor do que os R$ 8 bilhões destinados aos estádios.

O Ministério do Esporte afirma, em nota, que “as obras excluídas da matriz de responsabilidades representam a minoria dos projetos executados e a retirada dessas obras não compromete a realização da Copa do Mundo”. “Algumas delas ainda poderão ficar prontas antes do Mundial.”

G1 também apurou que, apesar da redução nos investimentos, parte das obras custarão mais caro aos cofres públicos. É o caso do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, em Curitiba, cujo preço inicial saltou de R$ 104,8 milhões na matriz de 2010 para R$ 143,19 milhões.

O VLT de Cuiabá passou de R$ 1,26 bilhão para R$ 1,57 bilhão, e o BRT (Bus Rapid Transit) Antônio Carlos / Pedro I, em Belo Horizonte, custará R$ 713,4, ante os R$ 633,9 milhões inicialmente orçados.

A pasta diz que “os ajustes orçamentários realizados na execução de obras podem ocorrer em qualquer projeto, em razão das circunstâncias que se apresentam. Principalmente, em grandes obras”.

“Muitas vezes, esses ajustes são feitos devido ao formato em que as licitações foram feitas. Os ajustes podem acontecer também por alterações no empreendimento original”, afirma o governo.

A previsão de gastos com a Copa já chegou a ser estimada em R$ 33 bilhões, mas diminuiu em razão das desistências. Da previsão atual de R$ 25,6 bilhões, apenas R$ 3,8 bilhões são de recursos privados.

“Alguns projetos deixaram a matriz, resultando na redução do valor global de investimento. Os projetos retirados integraram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e serão concluídos”, complementa o ministério.

“Vale destacar que todas as obras da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo – incluindo estádios, mobilidade urbana, portos e aeroportos – são fiscalizadas por diversos órgãos de controle, como CGU, TCU, Tribunais de Contas Estaduais e Ministério Público”, conclui a pasta.

(Com reportagem do G1 AM, G1 BA, G1 CE, G1 MG, G1 DF, G1 MT, G1 PE, G1 PR, G1 RJ, G1 RS, G1 RN e G1 SP)

UF Obra Previsão de entrega Situação atual motivo da prorrogação/ atraso/ cancelamento O que diz o gestor responsável
AM Monotrilho out/12 Descartada para a Copa. Aguarda recursos e liberação da Justiça Burocracia, atraso na aprovação, liberação de recursos para execução e irregularidades apontadas pela Justiça, informou o governo do AM O governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou que o monotrilho não é a solução para os problemas de transporte em Manaus e que a capital necessita de ações conjuntas e integradas que possam promover a mobilidade. “Não é só o monotrilho. Você tem que ter o sistema integrado, o BRT. Será necessária também a construção de novas vias e uma delas é a continuação da Avenida das Torres. Com isso será possível ter uma boa composição entre transporte coletivo e os carros”, disse.
AM BRT Eixo Leste Centro nov/12 Descartada para a Copa. Aguarda recursos e liberação da Justiça
BA Requalificação de 4 rotas de acesso à Arena Fonte Nova jun/13 Entregue
CE Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe 1º semestre de 2014 Normal Desapropriações Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, a administração enfrentou “ações contestadoras” do Ministério Público durante a desocupação de áreas para execução das obras. Apesar disso, o governo diz que elas ficarão prontas a tempo.
CE Estações do VLT 1º semestre de 2014 Normal As obras avançam conforme o cronograma original, diz a assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)
CE Obras de melhoria nas avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha, Via Expressa e Raul Barbosa e rotatória do Castelão 1º semestre de 2014 Prorrogada Segundo atual gestão da Prefeitura de Fortaleza, houve atrasos no andamento das obras durante a gestão anterior Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Fortaleza, as obras foram recebidas com atraso da gestão anterior. A prefeitura afirma que foi contratada a empresa Delta, cujo contrato foi rescindido após escândalos recentes. As obras ficaram paradas por seis meses, disse a administração. A nova gestão diz que estabeleceu novo prazo de entrega, que está mantido para o primeiro semestre de 2014.
DF Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) 2015 Cancelada por determinação judicial
DF Expansão da DF-047 – EPAR mai/14 Normal O governo do DF afirma que o investimento é suficiente para a Copa do Mundo e Brasília provou, com o sucesso da abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho de 2013, que já está pronta para sediar grandes eventos, nacionais e internacionais. Ao contrário dos grandes centros, a capital federal possui largas avenidas, que facilitam o tráfego, e aeroporto a apenas 15 minutos do centro. Além disso, o estádio está localizado em um raio de 3km dos setores hoteleiro, hospitalar, shoppings, do centro de convenções (que sediará o Centro de Mídia), entre outros, o que facilita e incentiva o acesso a pé.
MG Expansão da Central de Controle de Trânsito jan/14 Prorrogada “Temos nossos atrasos, mas nós vamos chegar à Copa do Mundo com as nossas obras de mobilidade em pleno funcionamento. Isso é uma boa notícia. Podemos garantir isso para vocês com muita tranquilidade”, disse o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, em novembro.
MG Via 710 abr/15 Prorrogada Desapropriações
MG Boulevard Arrudas mai/13 Prorrogada Mudança no projeto
MG BRT Antônio Carlos – Pedro I mar/14 Prorrogada Complexidade e desapropriações
MG BRT Cristiano Machado fev/14 Prorrogada
MG BRT Central fev/14 Prorrogada
MG Via 210 mai/14 Prorrogada Desapropriações
MG Corredor Pedro II e Obras Complementares 1º semestre de 2014 Prorrogada Mudança no projeto
MT Viaduto do Despraiado Entregue Entregue Greve no Dnit, readequação do projeto e massa asfáltica inapropriada Governo não se manifestou
MT Duplicação Avenida Archimedes Pereira Lima e Ponte sobre o Rio Coxipó abr/14 Normal
MT Complexo Viário do Tijucal jan/14 Prorrogada TCE apontou atraso de 120 a 150 dias Governo não se manifestou
MT Viaduto Dom Orlando Chaves dez/13 Prorrogada Empresa alegou dificuldade com remoção de interferências no curso da obra
MT Trincheira Santa Rosa dez/13 Prorrogada Mudança da empreiteira responsável
MT Trincheira Santa Isabel dez/13 Prorrogada Mudança da empreiteira responsável
MT Trincheira Jurumirim/Trabalhadores mar/14 Prorrogada
MT Avenida Parque do Barbado abr/14 Prorrogada
MT Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) 2014 Prorrogada Interferências das redes de telefonia, saneamento e energia elétrica no curso da obra
PE TI – Aeroporto abr/12 Entregue
PE Estação Metrô Cosme e Daminão mai/13 Entregue
PE TI – TIP abr/13 Entregue
PE Viaduto de Ouro Preto abr/13 Entregue
PE Conectores do Aeroporto jul/11 Entregue
PE Viaduto (leste) dos Bultrins fev/13 Entregue
PE Viaduto da BR-408 abr/13 Entregue
PE Terminal Marítimo de Passageiros out/13 Entregue
PE Viaduto da Pan Nordestina jun/12 Entregue
PE Ramal Cidade da Copa (interno) mai/13 Entregue
PE Aquisição de 6 novas trens abr/13 Entregue
PE Duplicação da BR-408 nov/12 Entregue
PE Terminal Integrado Cosme e Damião jan/14 Prorrogada Desistência da empresa que havia vencido licitação Segundo a Secretaria das Cidades do governo de PE, faltam poucas etapas para a conclusão. “Estamos dentro do cronograma previsto até o limite de junho. São obras complexas, é difícil trabalhar em locais ocupados, construindo túnel, elevado, corredor, que altera a rotina da cidade. Já superamos todos os obstáculos burocráticos”, afirma o secretário Danilo Coelho.
PE Via Mangue abr/14 Prorrogada Demora na liberação de licenças ambientais
PE Ramal Cidade da Copa (trecho externo) mar/14 Prorrogada Desapropriações A desapropriação dificultou a conclusão das obras, segundo o governo. Os processos demoram e é preciso esperar pela liberação da área para dar continuidade, diz Secretaria das Cidades do governo de Pernambuco
PE Corredor Norte-Sul mar/14 Prorrogada Desapropriações
PE Corredor Leste-Oeste mar/14 Prorrogada Desapropriações
PR Corredor da Avenida Cândido de Abreu Descartada para a Copa Encarecimento do valor previsto Os comitês municipal e estadual da Copa dizem que as obras serão suficientes. A prefeitura diz que assumiu com um cronograma de obras atrasado, mas está trabalhando para entregar tudo antes do evento. O governo estadual diz que os atrasos são decorrentes da chuva e de problemas burocráticos com a Caixa e o Ministério das Cidades, que travavam as obras a cada pequena mudança nos projetos
PR Requalificação de vias existentes do Corredor Metropolitano Descartada para a Copa Problemas de projeto que subestimaram o valor da obra
PR Vias de Integração Radial Metropolitanas mai/14 Prorrogada Chuvas e burocracias do financiamento
PR Linha Verde Sul mai/14 Prorrogada Desistência da empresa que havia vencido licitação
PR Corredor Aeroporto/Rodoferroviária mar/14 Prorrogada Prazo definido em cima de projeto básico – superficial
PR Sistema Integrado de Monitoramento nov/13 Prorrogada Prazo definido em cima de projeto básico – superficial
PR Reforma do Terminal Santa Cândida mai/14 Prorrogada Prazo definido em cima de projeto básico – superifical
PR Corredor da Avenida Marechal Floriano Peixoto mai/14 Prorrogada Prazo definido em cima de projeto básico – superifical
PR Reforma da Rodoferroviária mai/14 Prorrogada Projeto foi reformulado após veto do Iphan
RJ BRT mar/14 Prorrogada Retirada da matriz da Copa
RJ Entorno Maracanã jan/14 Prorrogada Falta terminar a passarela que liga o estádio até a Quinta da Boa  Vista, informou o secretário municipal de Obras
RJ Estação Maracanã mai/14 Prorrogada A Secretaria de Obras diz que ficará pronta em dezembro/13 e que atraso ocorreu por causa de outras obras que estão sendo feitas no centro do Rio. A Estação Multimodal do Maracanã, responsabilidade do governo do estado, será entregue dentro do prazo, informou o gestor
RN Reestruturação da Av. Eng. Roberto Freire Descartada para a Copa Retirada da matriz da Copa Governo não se manifestou
RN Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante abr/14 Normal O Consórcio Inframérica diz que antecipou a entrega do aeroporto para que ele possa receber a demanda de passageiros da Copa do Mundo de 2014 em Natal
RN Acesso Sul aeroporto mai/14 Prorrogada Mudança na licitação O governo reconhece que faltou recurso para iniciar as obras
RN Acesso Norte aeroporto mar/14 Prorrogada Problemas na licitação O governo reconhece que faltou recurso para iniciar as obras
RN Mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas mai/14 Prorrogada Demora na elaboração dos projetos executivos “As empresas possuem bom conceito para executar esse tipo de obra. A velocidade de escoamento no entorno do estádio vai subir de 40 quilômetros por hora para até 70 quilômetros por hora”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto
RN Ligação do bairro de Igapó, na zona Norte de Natal, à Arena das Dunas, na zona Sul da cidade mai/14 Prorrogada Desapropriações “Tivemos que readequar para dar condição de execução à obra. A empresa nos garantiu que será entregue. Também contamos com as boas condições de tempo para não haver atraso”, diz o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto
RN Prolongamento da avenida Prudente de Morais mai/14 Prorrogada Questões ambientais, contratuais e relacionados a desapropriações, aumento no preço inicial “Tivemos problemas de ordem ambiental, legal, de desapropriações e mudanças no projeto. Foram problemas de um contrato que começou sem planejamento”, afirma Demétrio Toress, secretário extraordinário de Assuntos Relativos à Copa de 2014 e diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER)
RS Obras da Terceira Perimetral indeterminado Descartada para a Copa Desapropriações e falhas no projeto básico A Prefeitura de Porto Alegre já admitiu que a maioria dos projetos previstos para a Copa será entregue após o Mundial. O Executivo diz que os atrasos não prejudicarão a qualidade do evento e promete entregar até maio de 2014 o projeto do entorno do Estádio Beira-Rio, considerado fundamental para a realização dos jogos. O projeto envolve as obras de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), a criação de um corredor de ônibus na Avenida Padre Cacique e a construção de um viaduto nas imediações. Segundo a prefeitura, os atrasos foram causados por imprevistos, como disputas judiciais por desapropriações e impasses para a obtenção de licenças ambientais e para o reassentamento de famílias, entre outros. A prefeitura nega falta de planejamento e falha na elaboração dos projetos, como apontado pelo TCE-RS no último relatório de acompanhamento das obras, em junho. Um novo cronograma para as obras pendentes está sendo elaborado em conjunto com o governo federal
RS Duplicação da Avenida Tronco indeterminado Descartada para a Copa Desapropriações
RS Duplicação da Rua Voluntários da Pátria indeterminado Descartada para a Copa Desapropriações, entraves patrimoniais e arqueológicos
RS Prolongamento da Avenida Severo Dullius indeterminado Descartada para a Copa Entraves ambientais e falhas no projeto básico
RS BRT da Avenida Bento Gonçalves indeterminado Descartada para a Copa Paralisações por falta de areia e por determinação do TCE e etapas não contratadas/iniciadas
RS BRT da Avenida João Pessoa indeterminado Descartada para a Copa Paralisações por falta de areia e por determinação do TCE e etapas não contratadas/iniciadas
RS BRT da Avenida Protásio Alves indeterminado Descartada para a Copa Paralisações por falta de areia e por determinação do TCE e etapas não contratadas/iniciadas
RS Monitoramento dos Corredores indeterminado Descartada para a Copa Projetos pendentes de aprovação na Caixa ou em fase de elaboração
RS Complexo da Rodoviária indeterminado Descartada para a Copa Etapa da obra, estação de ônibus com acesso subterrâneo,  não foi licitada
RS Duplicação da Av. Edvaldo Pereira Paiva e Corredor da Av. Padre Cacique mai/14 Prorrogada Desapropriações, reassentamentos e entraves ambientais
SP Construção do Monotrilho – Linha 17 – Ouro mai/14 Descartada para a Copa Alteração do local da abertura da Copa
SP Execução das obras e serviços de implantação do programa de desenvolvimento viário da Zona Leste da região metropolitana de São Paulo abr/14 Normal Segundo o comitê local, as obras beneficiarão milhares de pessoas que trafegam diariamente pela região, além de aumentar as ligações e opções de acesso entre as partes norte e sul de Itaquera. O investimento total, incluindo despesas com projetos e desapropriações, será de R$ 548,5 milhões, sendo R$ 397,9 milhões do governo do Estado e R$ 150,6 milhões da Prefeitura de São Paulo. Cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos devem ser gerados pelas intervenções.
SP Execução das obras e serviços de implantação de alças de ligação no cruzamento da Av. Jacu Pêssego com a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) – programa de desenvolvimento viário da Zona Leste da região metropolitana de São Paulo. indeterminado Prorrogada Desapropriações
Fonte: Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo – nov.2013/ Balanço da Copa do Mundo/ Governo Federal – set.2013/ Comitês Gestores Locais da Copa
*O levantamento inclui todas as ações em algum momento anunciadas para a Copa, incluindo as que foram modificadas, realocadas dentro de outros projetos, renomeadas, substituídas e descartadas.
**Todos os gestores municipais e estaduais foram procurados nas cidades-sede pelo G1 e tiveram ao menos três semanas para se manifestar.