Várzea Alegre recebe Selo Município Verde 2018

Mais uma conquista que coloca Várzea Alegre entre os municípios cearenses comprometidos com a preservação do meio ambiente.

Na tarde desta quarta-feira, 21, às 15h, o prefeito Zé Helder (MDB), o secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, e a bióloga e gestora ambiental, Helena Fernandes Vilar estiveram em Fortaleza para receber da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a certificação Selo Município Verde 2018.

A solenidade foi realizada no Auditório do Iate Plaza Hotel, na Av. Beira Mar, 4573, bairro Mucuripe, em Fortaleza, com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno, e pela técnica coordenadora do Programa Estadual, Socorro Azevedo.

No dia 16 de outubro, a SEMA publicou a relação dos municípios que conquistaram a certificação na 12ª edição do Programa Selo Município Verde – PSMV.

O Selo Município Verde é um programa de certificação ambiental pública que identifica a cada dois anos as prefeituras cearenses que atendem aos critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais incentivando o fortalecimento das gestões ambientais.

O município de Várzea Alegre concorreu com outros 100 municípios. Somente 24 dos inscritos foram contemplados a receber a certificação.

Os municípios foram avaliados em cinco eixos temáticos, com base em 16 indicadores, sendo: Política Municipal de Meio Ambiente; Saneamento Ambiental e Saúde Pública; Recursos Hídricos; Agricultura Sustentável e Biodiversidade.

A primeira fase se constituiu de análise a partir da documentação comprobatória, conforme o Formulário de Avaliação. Após a avaliação documental, os municípios que atingiram a nota maior que 50 pontos – do Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) foram pré-selecionados e receberam a visita in loco de técnicos da SEMA e de representantes do Comitê Gestor para averiguação das informações, acompanhados pela Coordenadora Municipal do PSMV. Esteve à frente do programa como coordenadora municipal a bióloga e gestora ambiental, Helena Fernandes Vilar. Ela disse que a conquista foi meta prioritária da gestão municipal entre todas as secretarias municipais e escolas locais.

Dentre os 24 municípios classificados, Várzea Alegre conquistou a categoria “C” que indica que o município tem se esforçado para executar ações de gestão ambiental municipal coerentes com as exigências legais. Helena Vilar explicou que em termos de Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA), a categoria C possui intervalo entre maior que 50 e menor do que 70 pontos, de um total possível de 100 pontos.

J. Marcílio agradeceu a conquista a todos os colaboradores. Para ele a certificação Selo Município Verde, premia um trabalho dedicado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio das demais secretarias do Governo Municipal.

O prefeito Zé Helder (MDB) disse que essa premiação é importante porque revela toda a preocupação que tem o Governo Municipal com a preservação do meio ambiente, em respeito a uma sociedade que exige esse compromisso.

Para intensificar as atividades de preservação do meio ambiente, segundo o Zé Helder, o Selo Município Verde abre portas para novos editais que tratam do tema junto aos governos estadual e federal. O município também receberá uma peneira rotativa, equipamento que será utilizado na reciclagem.

Assessoria de Comunicação

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: