Várzea Alegre recebe certificação no Estado por boas práticas na gestão da Assistência Social

Com atuação que vem promovendo os serviços de assistência social na cidade, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos, a Secretaria Municipal de Assistência Social colhe os frutos desse trabalho.

 

No último dia 28, numa promoção da Revista Ceará e Municípios, no Auditório Valdir Diogo, da Federação das Indústrias do Estado, em Fortaleza, Várzea Alegre, pelas Boas Práticas de Gestão na Assistência Social, com avanços em iniciativas de proteção social para reduzir as desigualdades recebeu certificado concedido pela publicação.

O Certificado Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2017, foi entregue ao Município pelo desenvolvimento do programa Tatame Cidadão – Promovendo protagonismo, revelando talentos.

Representaram o município na solenidade, o prefeito Zé Helder (PMDB), a primeira-dama Sônia Fortaleza, a secretária de Assistência Social Laura Maria, o coordenador do Cadastro Único, Daniel Marcílio Lima Bezerra, o coordenador do CRAS Joaquim Beca, Jean Quereno de Oliveira Luno, a coordenadora do CRAS Cecília Biliu, Lissandra Félix Lima e a coordenadora do CREAS Luiza Caldas, Maria Adriana Silva Bezerra Duarte.

A ex-secretária, Maria Valdinete, recebeu o troféu Amiga do Município pelo seu empenho à gestão da Assistência Social.

A Revista Ceará & Municípios, há 20 anos reconhece os Melhores programas de Assistência Social do Estado. É um projeto de responsabilidade social que promove e divulga o trabalho das Secretarias de Assistência Social seu corpo técnico, especialmente às assistentes sociais, primeiras-damas e como consequência, os gestores municipais.

A escolha dos homenageados é baseada em critérios técnicos definidos pela LOAS, por meio de Questionário de Avaliação que todos os anos é encaminhado aos Municípios.

Entre os critérios estão: Proteção  à família, à maternidade, à infância,  à adolescência e à velhice; Amparo às crianças  e aos adolescentes  carentes; A promoção da íntegra ao mercado de trabalho; A habilitação  e reabilitação  das pessoas deficiência e a promoção  de sua integração à vida comunitária; a vigilância  socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência  de vulnerabilidade,  de ameaças  de visualizações intimidações e danos.

Em todo o Ceará, 41 municípios foram certificados seus respectivos desempenhos na Assistência Social.

Assessoria de Comunicação

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: