Os cartórios eleitorais de Sobral e Aquiraz iniciam esta semana as primeiras experiências sobre o recadastramento de eleitores, previsto para começar oficialmente nos meses de março e abril. Em Aquiraz, os testes começam nesta segunda-feira (4), com quatro kits biométricos.
Em Sobral, os primeiros trabalhos iniciam na próxima quarta-feira (6), com dez kits a serem utilizados no recadastramento dos eleitores que procurarem os cartórios eleitorais para tirar o título, transferir, requerer a 2ª via ou fazer a revisão eleitoral.
A Justiça Eleitoral esclarece que os eleitores não devem comparecer em massa aos cartórios no mês de fevereiro. No entanto, a partir de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará disponibilizará em seu site um sistema de agendamento dos eleitores que votam nos municípios programados para fazer o recadastramento biométrico, a fim de agilizar os trabalhos e facilitar o acesso dos eleitores aos cartórios eleitorais.
O trabalho de revisão biométrica será realizado este ano em sete municípios do Ceará: Aquiraz (66ª ZE), Juazeiro do Norte (28ª e 119ª ZEs), Crateús (20ª ZE, que abrange o município de Ipaporanga) e Sobral (24ª e 121ª ZEs, que compreendem os municípios de Alcântaras e Forquilha, respectivamente).
O TRE-CE espera cadastrar através do sistema biométrico, em 2013, mais 7,04% do eleitorado cearense, o que representa hoje 436.113 eleitores nos sete municípios. Atualmente só o município de Eusébio tem os seus eleitores cadastrados biometricamente. Ou seja, apenas 0,49% (30.318 eleitores) do total do eleitorado no Estado do Ceará, que soma hoje 6.192.371 eleitores.
Do Ceará News7
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024