Solenidade Festiva de Posse da Academia de Letras e Artes de Caucaia-ALAC

Foto: Mesa de autoridades

Na noite do dia 07 de junho de 2024, no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, realizou-se a Solenidade Festiva de Posse da nova Diretoria Executiva da Academia de Letras e Artes de Caucaia-ALAC, que tem a frente, no cargo de Presidente, a jornalista e acadêmica, Rosanni Guerra Silva Araújo.

Na ausência do ex-Presidente Pedro Sampaio, que encontra-se de licença, para tratamento de saúde e viajando, a nova Presidente foi empossada pela Decana da ALAC, a educadora e ex-Deputada, Maria Lúcia Magalhães Correia, que empossou também todos os membros da nova Diretoria Executiva.

O Orador Oficial da ALAC, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira, acadêmico Paulo de Tarso Magalhães Guerra, fez a saudação à nova Presidente, à nova Diretoria Executiva e uma homenagem póstuma aos acadêmicos falecidos.

A solenidade foi prestigiada por várias autoridades como, o Vice-Prefeito, Francisco Deuzinho de Oliveira Filho, representando o Poder Executivo Municipal e a Vereadora Germana Sales, representando a Câmara Municipal de Caucaia.

Na mesma noite, a Desembargadora e Acadêmica Dra. Vera Correia Lima, tomou posse como Presidente do Conselho Jurídico da ALAC, bem como, o médico e acadêmico Dr. Murilo Alves do Amaral, que assumiu a Presidência do Conselho Fiscal da nova Diretoria Executiva.

Foto: Nova Diretoria da ALAC e demais acadêmicos

Estiveram presentes também, os fundadores da ALAC, o acadêmico Maurício Benevides Filho, que foi o Mestre de Cerimônias da noite e as acadêmicas, Francisca Wilma Nunes de Miranda e Helsyne Maria de Azevedo Pontes e demais acadêmicos.

Vários representantes de Academias Literárias estiveram presentes, dentre eles, o jornalista Vicente Alencar, Presidente da Academia Cearense de Retórica-ACERE; o escritor Francisco de Assis Clementino, Presidente da Academia de Letras dos Municípios Cearenses-ALMECE; o escritor José Odmar de Lima, Presidente da Academia de Letras e Artes do Ceará-ALACE e do Centro Cultural do Ceará-CCC; a escritora Ana Vládia Mourão, Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Ceará-AJEB; o escritor e poeta, Luciano Dídimo, Presidente do Instituto Horácio Dídimo; a escritora e poetisa, Rejane Costa Barros, entre outros convidados, autoridades, amigos e familiares.

O vice-Presidente da ALAC, professor Francisco Pessoa Furtado, falou sobre o seu amor por Caucaia, a terra em que nasceu e sobre a Faculdade FATENE, que tem projeto de trazer o curso de Medicina para a Instituição.

Foto: Rosanni Guerra – presidente da ALAC

Durante o seu discurso de posse, a nova Presidente da ALAC, Rosanni Guerra, ressaltou as prioridades da sua gestão, como a construção da sede da ALAC, os projetos educacionais em parcerias com escolas e universidades públicas e privadas e apoio aos escritores e artistas do município de Caucaia.

O evento reservou vários momentos de atrações culturais diversas. A Orquestra Soure, regida pelo Maestro Isaías Alexandre, entoou várias canções e o Hino Nacional e o do município de Caucaia; o Maestro e acadêmico Rodolfo Forte, abrilhantou o evento tocando duas peças musicais no seu acordeom: João e Maria, canção com letra de Chico Buarque em cima da música criada por Sivuca e a canção Feira de Mangaio da autoria de Sivuca.

Ao final do discurso, Rosanni Guerra, que além de jornalista, poetisa e escritora, também, é compositora, fez uma homenagem à sua saudosa mãe, a ex-Prefeita e ex-Presidente da ALAC, Yara Guerra, com a canção Tudo Lembra Você, que tem letra de sua autoria e foi interpretada pelo cantor e compositor cearense JotAlencar, que veio de Araripe, especialmente para o evento. Em seguida, JotAlencar apresentou mais duas músicas: Fortaleza de Assunção, que tem letra de Rosanni Guerra e melodia dele. A música foi lançada em um clipe veiculado pela TV Assembleia Legislativa do Ceará, em homenagem ao aniversário de Fortaleza, que pode ser assistido através do link: (www.youtube.com/tvassembleiace) e finalizou cantando uma música em formato de acróstico, em homenagem a Yara Guerra.

Encerrando a solenidade, um coquetel foi servido aos presentes, embalado pela participação da cantora Michele Anjos.

Fonte:  Assessoria ALAC

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: