Saboeiro pede paz!

SaboeiroO município de Saboeiro se prepara para viver um importante ato de cidadania. A sociedade saboeirense se reúne para clamar pelo fim da violência e da impunidade, pedir paz e segurança pública!
A populacão do município de Saboeiro, na regiao sul do Estado do Ceará vem sofrendo há aproximadamente três anos com um aumento significativo de assassinatos, asaltos e furtos, provocados em sua maioria pelo crescente número de usuários de drogas no município. A cidade que até pouco tempo tinha na tranquilidade sua marca registrada agora virou refém do medo! Moradores da zona rural ao anoitecer já tem que trancar suas portas.
Os diversos assassinatos cometidos com requintes de crueldade tem trazido um sentimento de revolta e indignacao. Muitos ja perderam a vida, e os assassinos até hoje não descobertos continuam a agir por conta da impunidade.
Porém, uma chama de esperanca se acendeu no coracao dos saboeirenses, a partir do último crime realizado na madrugada do último dia 27 de outubro. Um professor foi torturado e assassinado e, com ajuda da populacao, em menos de 48 horas já havia um nome. A polícia chegou a um suspeito mediante denuncias anônimas e uma importante pista: uam mensagem comprometedora no celular na vítima. O suspeito chegou a confessar a autoria do crime, mas foi posto em liberdade com base na lei do flagrante. Isso deixou a sociedade ainda mais revoltada.
Por iniciativa popular, o Manifesto que veste a camisa da luta pela paz é uma importante ferramenta para impulsionar uma reacão das autoridades, e chama atencão para o fato do município não ter delegado civil nem juiz titular. Por outro lado, o efetivo policial é muito pequeno para atender todo o município, que possui larga extensão territorial.
O manifesto estava previsto para a contecer na quinta-feira, dia 6 de novembro, mas a pedido das autoridades judiciárias, que estariam ausentes do município nesta data, foi adiado para o dia 10. A Promotora titular da Comarca de Saboeiro, Dra Marina Romagna Marcelino, reconhece a legitimidade e a importância do ato, e conversou pesosalmente com os organizadores do evento para solicitar o adiamento, confirmando sua presenca e seu pronunciamento à imprensa e à sociedade presente.
O manifesto é pacífico, e contará com faixas, cartazes, balões brancos simbolizando a paz e trilha sonora específica.A concentracão ocorrerá em frente ao Fórum Municipal, na Praca da Justica, às 16 horas da referida data. Em seguida, os manifestantes percorrem a pé algumas ruas da cidade, onde se reunirão na Praca da Matriz, onde irá acontecer um ato religioso ecumênico a favor da paz. A iniciativa do movimento é da blogueira e radialista Aécia Leal e do técnico judiciário Pedro Queiroz Junior.
Com ampla divulgacão nas redes sociais, o evento tem alcancado uma dimensão expressiva, conquistando muitos simpatizantes.
O modelo Luis Carmo Veranesi, filho natural de Saboeiro que reside em outro estado comentou sobre o manifesto: “Não poderei estar presente, mas como filho de Saboeiro acho essa uma iniciativa democrática e extremamente necessária com vista nas barbáries acontecidas nos últimos meses e pelo sofrimento de todas aquelas famílias que tiveram sua felicidade apagada por conta do alastro dessa criminalidade escrota e de representantes incompetentes que não investigam e averiguam os verdadeiros fatos e acontecimentos. Mais um vez, peço para que todos que possam, participem desse ato cívico que busca muita além de justiça, mas da tranquilidade de um povo humilde, trabalhador e que já sofre demasiadamente em nossa cidade.
Parabéns Aécia Leal e espero que esse movimento seja externado e pacífico com o intuito que ano após anos procuramos: mudar a nossa cidade sofrida.
Um abraço a todos os meus conterrâneos e sintam ai ao lado de vcs o meu protesto e indignação muito aquém das mortes (fato extremamente afligido) mas pela busca de um sociedade justa que já é clamada pela cidade há anos e não averiguamos mudanças.
Parabéns! E que realmente seja um sucesso, de público e de conquistas.”
Nossa sociedade clama por socorro individualmente, mas juntos, nossa voz ganha força! Convido a todos para um manifesto pacífico para chamar atenção do Ministério Público e das autoridades para os frequentes casos de crimes não solucionados, a onda crescente de violência, o desrespeito á vida, a falta de segurança.”Nao podemos mais ficar de bracos cruzados vendo tudo desmoronar à nossa volta. Se ficarmos parados, calados diante de tanta violencia e crueldade nos tornamos coniventes com o que vem acontecendo. E o futuro das nossos jovens? Se nao tomarmos uma medida agora, não a geracão de um futuro bem próximo não terá nenhuma chance!, relata Aécia Leal. ( Amaury Alencar)
Por Aécia Leal
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: