A refinaria Premium II, que será construída no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, está na lista de projetos que precisariam ser cortados caso a Petrobras não consiga reajustar o preço de seus combustíveis como previsto no plano de negócios 2012-2016, segundo o jornal Estado de São Paulo. Além dela, a refinaria Premium I no Maranhão também estaria na lista.
De acordo o jornal, o Complexo Químico do Rio de Janeiro (Comperj) corre o risco de se tornar inviável em último caso. Um corte teria implicações políticas, já que os três Estados contam com os investimentos bilionários e com a criação de emprego trazidos pelas obras.
Os três projetos já foram alvo de polêmica nos últimos meses, o que forçou a presidente da companhia, Graça Fortes a visitar os governos locais para reforçar a importância dos projetos.
Segundo o Estado, os cortes no programa de investimentos não seriam imediatos, nem feitos de uma vez só. Parte do restante da lista que depende de reforço no caixa integra os 147 projetos que a presidente estabeleceu como “em avaliação” ao apresentar seu primeiro plano de negócios quinquenal (2012-2016), em junho.
Plano de investimentos
As refinarias integram a lista que a presidente da companhia, Graça Foster, apresentou há duas semanas ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao defender reajuste para diesel e gasolina. Sem aumento, ela disse que faltará caixa para as obras, dizem as fontes do jornal. Atrasos no plano de desinvestimento da companhia também estão atrapalhando a financiabilidade do plano de investimentos.
A nova categoria significa que os investimentos só serão confirmados à medida que as fases iniciais dos projetos forem aprovadas, o que inclui a viabilidade financeira deles.
O fato de Graça, em junho, enquadrar como “em avaliação” as refinarias Premium I e II e parte do Comperj (segunda fase da refinaria e unidade petroquímica) gerou grita dos governadores. Em julho, a presidente da Petrobrás visitou pessoalmente os governadores Roseana Sarney (MA), Cid Gomes (CE) e Sergio Cabral (RJ), posando para fotos e reafirmando que os projetos continuavam em pauta.
(Fonte e Foto: Diário do Norte)
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024