O município de Quixadá será sede, a partir desta sexta-feira (11), do XVII Encontro dos Profetas da Chuva, para conhecerem as previsões do inverno cearense em 2013. Estudiosos acadêmicos, políticos, estudantes e profetas da chuva do Sertão Central estarão reunidos na Associação de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE), com acesso pela estrada do açude Cedro.
Todos os anos os profetas observam os sinais da natureza e avaliam, através das crenças repassadas pelos seus antepassados, como será o inverno na região do Ceará. Essas previsões têm o intuito de auxiliar o sertanejo e agricultor a traçar planos e tirar o melhor proveito das chuvas ou até mesmo sobreviver ao período de seca.
A programação começa na sexta-feira (11) com a sexta edição do festival Encanta Quixadá, com apresentação de violeiros e trovadores nordestinos. No sábado (12) acontece a abertura oficial do evento, quando os 35 profetas convidados irão expor suas previsões.
Durante a noite, a partir das 19h, será realizado o Seminário “Convivência no Semiárido: técnicas de armazenamento de água e hábitos do sertão”. Na ocasião, vão estar presentes pesquisadores e educadores da área que vão discutir sobre as melhores condições de se manter uma vida em regiões de semiárido.
O evento encerra no domingo (13) com um café da manhã e bate papo com os participantes, além da apresentação do Reisado Boi Coração, da localidade de Boi D´Água (Quixadá).
O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e uma produção da Mungango Produções. Apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Quixadá, Cagece e Instituto Agropolos.
Do Ceará News7
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024
- Cantor Argentino Heleno, ícone dos anos 70 e 80 no Brasil, falece aos 83 anos - 22 de novembro de 2024