Projeto Territórios da Leitura revitaliza oito bibliotecas em seis cidades do interior cearense

Foto: Reprodução

O projeto Territórios da Leitura está transformando bibliotecas de escolas públicas no Ceará, com o objetivo de incentivar a leitura literária entre os estudantes. Em setembro, oito bibliotecas serão revitalizadas em seis cidades cearenses, beneficiando mais de 5 mil alunos da educação básica. A primeira entrega ocorrerá em 5 de setembro, na EMEIEF José Assis de Oliveira, em Maracanaú, seguida por Quixadá, Iguatu, Russas, Trairi e Icapuí.

As revitalizações envolvem melhorias como pintura, mobiliário personalizado, cadeiras coloridas, pufes, mesas, além de equipamentos modernos como computadores, smart TVs, ar-condicionado e jogos educativos. Cada biblioteca receberá também 200 novos livros de literatura infantojuvenil. Além disso, o projeto promove oficinas literárias, contação de histórias e formações para educadores, enriquecendo ainda mais a experiência escolar.

Patrícia Bezerra, bibliotecária e consultora do projeto, destaca a importância das bibliotecas como centros de leitura, socialização e cultura. “Com essa revitalização, as bibliotecas se tornam ambientes acolhedores e bem equipados, proporcionando uma rica experiência de aprendizagem e ampliação de conhecimentos”, afirma.

Realizado pela Invento Produções Culturais em parceria com o Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, o Territórios da Leitura conta com o apoio de empresas como Vestas, Dakota e Cie Durametal, além de parcerias com diversas secretarias de educação municipais. Em sua quinta edição, o projeto já revitalizou 27 bibliotecas em escolas municipais, impactando mais de 16 mil estudantes.

O projeto também promoverá um seminário virtual gratuito para educadores, entre 28 de outubro e 1º de novembro, abordando a leitura literária na educação básica. As palestras serão transmitidas pelo canal do YouTube da Invento Produções Culturais, e os participantes poderão receber certificado mediante inscrição e frequência nas transmissões ao vivo.

Completando 15 anos de atuação, a Invento Produções Culturais tem se destacado por projetos voltados para novas gerações e democratização do acesso à cultura. Além do Territórios da Leitura, a empresa é conhecida pelo Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) e por projetos como “Ventos do Saber,” que revitalizou bibliotecas em comunidades indígenas e periféricas.

 

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: