Projeto para salvar o Icaraí terá 6 quebra-mares e custará 100 milhões

O projeto para salvar a praia do Icaraí poderá ter até seis espigões em formato de U em locais já determinado pelo estudo do Instituto de Ciências do Mar (Labomar – UFC). O projeto está orçado em 100 milhões de reais e é esperado recursos federais (e também estadual a depender da vontade e determinação do Governo Estadual) para o plano de ação sair o mais rápido possível do papel.
Na última segunda-feira (03/02/2014) o Governo Municipal de Caucaia decretou Estado de Emergência para driblar a burocracia e dar maior velocidade na execução da obra, já que as fortes ondas agravam o problema e ameaçam várias casas e condomínios a beira do mar.
Para ser inciada a obra o Governo Municipal de Caucaia espera pela análise e resposta do Governo Federal se aceita ou não o pedido de Estado de Emergência do município. A resposta deve sair no próximo dia 13/02. Caso seja aprovado pelo Governo Federal a obra na praia do Icaraí deverá ser iniciada o mais rápido possível. Ainda neste semestre a obra deve ser executada.
Conheça mais sobre o quebra-mar
Um quebra-mar é uma estrutura costeira que tem por finalidade principal proteger a costa ou um porto da ação das ondas do mar. A estrutura de defesa costeira que se dispõe transversalmente em relação à costa e tem como função a retenção de sedimento de forma a impedir a erosão costeira é designada de espigão em Portugal, e de esporão no Brasil. As estruturas que tenham como função assegurar a manutenção de uma barra navegável chamam-se de molhes.
Fonte: Blog de Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: