Prefeito de Caucaia e governador iniciam obra inédita no Brasil

O prefeito Naumi Amorim participou nesta quarta-feira (31/5) do início de uma obra inédita no Brasil. Acompanhado do governador Camilo Santana, ele acompanhou a perfuração de um poço horizontal que visa o aproveitamento do aquífeto Dunas/Cumbuco para reforçar o abastecimento d’água em Caucaia e outras localidades da Região Metropolitana de Fortaleza.

Orçado em R$ 7,2 milhões, o projeto tem dinâmica similar a medidas implementadas na Europa – notadamente na França e na Holanda. “Essa obra vai garantir abastecimento para boa parte de Caucaia. Além de pioneira, essa obra é muito importante para garantir que nosso povo terá água na torneira e não vai passar por racionamento”, resumiu Naumi Amorim.

Foram oito meses de estudos da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) e outros sete de preparação até a máquina perfuratriz começar a operar hoje. A técnica utilizada por ela é normalmente usada na extração de petróleo. Um poço horizontal capta muito mais água do que o habitual poço vertical por ter um rebaixamento de nível muito pequeno. Um encaixe perfeito para aquíferos finos, como é o caso do Dunas/Cumbuco.

A expectativa é de o poço gerar até 400 metros cúbicos por hora. “Obras como essa vão nos garantir que não teremos problemas com abastecimento de água até a conclusão das obras de transposição do rio São Francisco, que precisam ser retomadas o mais rápido possível”, frisou o governador.

Camilo Santana lembrou que a quadra chuvosa – encerrada nesta quarta-feira – ficou dentro da média prevista pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Mas concentrou-se somente em algumas regiões. Isso significa que o estado de atenção permanece. E que, acima de tudo, ninguém deve desperdiçar água.

A recarga (dos açudes) garante abastecimento para esse ano (para Fortaleza e Região Metropolitana), mas nós precisamos completar esse abastecimento. Por isso o esforço do Governo em executar obras como essa. Estamos com outras ações de médio e longo prazo. Ações como essa são emergenciais. Nosso esforço é lutar para evitar o racionamento. Porque seria um transtorno muito gde pra nossa população”, complementou o governador.

ICARAÍ

Após acompanhar o início da perfiração do poço, o governador Camilo Santana visitou, a convite do prefeito Naumi Amorim, as obras do BigBag Wall no Icaraí. Trata-se de uma técnica de contenção que dará sustentabilidade à revitalização de toda a praia.

A obra está orçada em R$ 3,7 milhões e tem previsão de entrega para agosto. “Há muito tempo esse problema vem prejudicando os moradores do Icaraí. Foi preciso ter ousadia para solucionar esse problema em tão pouco tempo de gestão. Mas nosso compromisso é melhorar Caucaia”, declarou Naumi. Fonte: http://www.caucaia.ce.gov.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: