Prefeito de Beberibe é afastado por denúncia de fraude na compra de remédios e até água mineral

Três mandados de afastamento de cargo foram cumpridos no município de Beberibe, dois deles contra o prefeito da cidade Padre Pedro da Cunha (PSD). O terceiro foi contra um dos vereadores da cidade. Na ocasião, foram cumpridos também 19 mandados de busca e apreensão em residências de políticos, servidores públicos e empresários, bem como em sedes de empresas. Todos expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Beberibe. As ações ocorreram nesta terça-feira, 18, e fazem parte da “Operação Cartas Marcadas”.
Padre Pedro da Cunha (PSD) é afastado da prefeitura de Beberibe (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Beberibe)
As ordens judiciais são decorrentes de seis inquéritos civis públicos que tramitam nas Promotorias de Justiça de Beberibe, com auxílio da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). Visam o combate a práticas recorrente de atos de improbidade administrativa no âmbito da gestão municipal de Beberibe, cidade distante 82,2 km de Fortaleza.
As investigações apontaram fraudes em licitações e sobrepreços para a aquisição de medicamentos e insumos para o hospital municipal, de água mineral e para prestação de serviços por empresa produtora de eventos. São investigados também atos que configuram desvio de finalidade na contratação de escritório de advocacia e de assessoria em licitações, assim como ilegalidades verificadas em dispensa fraudulenta de processo licitatório para locação de imóvel de propriedade do pai de um vereador.
A Operação “Cartas Marcadas” foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através das Promotorias de Justiça de Beberibe, da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Investigações Criminais do Ministério Público (NUINC), com o apoio da Polícia Civil.
Fonte:  O POVO Online
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: