Município de Itatira é beneficiado com perfuração de novos poços profundos

O município de Itatira foi beneficiado com novas perfurações de poços profundos em um novo investimento do Exército Brasileiro em parceria com a prefeitura de Itatira no combate a estiagem. De acordo com dados do Governo, no Estado do Ceará serão perfurados 200 poços profundos em 20 municípios. Itatira está incluída na lista de regiões beneficiadas.
Para o prefeitura de Itatira, Antonio Almir, os investimentos devem reforçar as ações emergenciais de combate a seca no município. “O município de Itatira é um dos mais beneficiados com projetos e esta iniciativa visa melhorar ainda mais os investimentos no combate a seca”, disse o prefeito Antonio Almir.
Segundo o coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí, Coronel Claudemir Rangel, em todo o Estado serão investimentos R$ 8,8 milhões. Ainda de acordo com o coordenador da Operação Carro-Pipa , parte desse recurso será direcionada ao município de Itatira e serão destinados a perfuração de poços. O prefeito ainda explicou como foi definida a quantidade de municípios beneficiados. De acordo com Antonio Almir, a quantidade de municípios foi definida pelo Grupo de Trabalho (GT) de abastecimento d’água que existe no Comitê da Seca para acompanhar essas demandas. O GT é formado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará e Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA).
Além de Itatira, foram beneficiados os municípios de Crateús, Nova Russas, Quiterianíopolis, Catunda, Ipaporanga, Alcântaras, Morrinhos, Irauçuba, Pereiro, Potiretama, Miraíma, Canindé, Palmácia, Piquet Carneiro, Pacoti, Mulungu, Aratuba, Pedra Branca e Ererê.
O Exército Brasileiro já perfurou 61 poços profundos no Estado do Ceará desde 2012. Além do Exército, a Defesa Civil do Estado vai instalar mais 346 poços em 58 municípios, com 56 dessalinizadores e 290 chafarizes. Segundo o major Wagner Maia, Chefe da divisão de Engenharia do órgão, as Prefeituras Municipais devem encaminhar o Plano de Trabalho para que as obras sejam iniciadas.
Por Gerson Mesquita – Jornal dos Municípios
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: