Morre Alberto Targino, empresário da cachaça Colonial e ex-prefeito de Aquiraz

O empresário Alberto Targino: nascido em Fortaleza, ele adotou Aquiraz para morar e emplacou a cachaça Colonial ( Foto: Arquivo Pessoal )
O empresário Alberto Targino: nascido em Fortaleza, ele adotou Aquiraz para morar e emplacou a cachaça Colonial ( Foto: Arquivo Pessoal )
Faleceu na manhã deste sábado (2), em sua própria residência, em Fortaleza, o empresário e político cearense Alberto Targino. Um dos herdeiros da cachaça Colonial, Alberto não resistiu à idade já avançada, segundo informações da família. Ele completaria 104 anos de idade no próximo dia 24 de janeiro.
O corpo é velado na funerária Ethernus (Aldeota), com missa marcada para as 15h30. O sepultamento acontecerá em seguida, às 17h, no cemitério do Parque da Paz (Passaré).
Biografia
Alberto Targino nasceu no dia 24 de janeiro de 1912, em Fortaleza. Foi casado com Laís Sidrim Targino, também já falecida. Aos 14 anos, Alberto foi para a cidade de Aquiraz, onde iniciou sua vida profissional, numa mercearia, que logo se transformaria em loja de tecidos, secos e molhados.
Paralelamente, passou a gerir o Sítio Colégio, assim chamado pela presença das ruínas do antigo colégio dos Jesuítas, do século XVII, local em que nasceu a fábrica de rapadura, açúcar e cachaça na primeira metade da década de 1920.
Órfão de mãe aos oito anos de idade, Alberto perdeu seu pai, Tibúrcio Targino, fundador da cachaça Colonial, em 1933. Mesmo sendo um dos filhos mais novos, passou a ser o chefe da família e o gerente dos negócios, recebendo desde então, a colaboração estreita da irmã Luísa e a confiança de seus oito irmãos.
Daí em diante, a cachaça passou a ser a principal atividade dos herdeiros de Tibúrcio Targino. Em 1935, registrou a marca Colonial, modificando o nome da cachaça, que antes era comercializada como “A cachaça do Sr. Tibúrcio”.
No início da década de 1940, a empresa adquiriu um conjunto de moendas no Maranhão, motivo pelo qual, pela primeira vez, dobrou a sua produção. Em 1958, o empresário montava mais uma fábrica em Maranguape e abria uma unidade de engarrafamento em Fortaleza.
Política
Alberto Targino foi vereador na década de 1930, e ainda assumiu a Prefeitura Municipal de Aquiraz (CE), em três oportunidades: 1950, 1958 e 1966.
Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: