
Segundo Climério Anacé, neto do cacique, a ocupação segue com cerca de 200 pessoas no local. De acordo com relatos, a Polícia teria destruído o acampamento e mulheres e crianças foram tratadas com truculência. O deputado estadual Renato Roseno (Psol) denunciou o fato para a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará e o advogado do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CDPDH) está acompanhando os indígenas.
Os índios Anacé estão em retomada da região conhecida como Japuara, em Caucaia, desde o dia 30 de março. Segundo integrantes do grupo, a terra é tradicionalmente de ocupação indígena e hoje está sob posse de especuladores. A região está incluída nas promessas de demarcação do Governo Federal, mas ainda depende de homologação.
De acordo com o inspetor Thiago, da Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), os índios foram levados até a unidade policial pelo policiamento de Caucaia, mas prestaram depoimento e foram liberados. Um homem que seria o proprietário da terra se apresentou na delegacia com documentos. Um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Ceará, também esteve no local.
De acordo com os policiais, a desocupação não foi realizada pelo Batalhão de Choque, como de prache, mas pelo próprio policiamento da Caucaia.
Fonte: O POVO Online, com informações da repórter Jéssika Sisnando
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Prefeito de Potiretama é preso por suspeita de integrar facção criminosa - 3 de abril de 2025
- Pesquisa mostra mais medo da volta de Bolsonaro que da reeleição de Lula - 3 de abril de 2025
- “Comissão da Câmara rejeita exames toxicológicos para professores em Caucaia”. - 3 de abril de 2025