VLT é adiado e previsto agora para 31 de maio

Antes previsto para ser entregue no fim do ano passado, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que levará passageiros do Mucuripe até a Parangaba, teve a data de início de sua operação adiada e agora deverá estar em funcionamento até o dia 31 de maio, ainda antes da Copa do Mundo. Não é confirmado se todas as dez estações estarão concluídas, sendo garantidas, até o momento, a que partirá do Ideal Clube, no bairro Mucuripe, e a última estação, na Parangaba. Tendo sido iniciadas em abril de 2012, as obras tiveram seu prazo prorrogado por mais três meses e 18 dias, “por conta de intercorrências comuns para esse tipo de obra”, segundo justificou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), por meio de sua assessoria de imprensa. Agora, elas devem ser finalizadas até o dia 18 de abril. Desta data até o fim de maio, serão feitos os testes para, só então, o ramal começar a transportar passageiros. Também não está decidido se, em 31 de maio, o VLT funcionará em operação assistida, com horários reduzidos e sem pagamento de bilhete, ou comercial. Andamento De acordo com a assessoria da Seinfra, o ramal – que faz parte do pacote de ações de mobilidade urbana para a Copa do Mundo e conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – está com 47% das obras executadas. O contrato, antes orçado em R$ 265,5 milhões, foi aditivado em R$ 8,4 milhões, devido à inclusão no escopo do VLT das obras das Estações Iate e Antônio Sales e do trecho de Via Permanente entre a Estação Mucuripe e Estação Iate. Do montante total, R$ 3,3 milhões estão sendo gastos com projetos, R$ 92,2 milhões em desapropriação e R$ 178,4 milhões com obras. O projeto contempla oito VLTs, a serem construídos pela empresa Bom Sinal, na cidade de Barbalha. A Seinfra informou que dois deles já estão prontos e os outros seis se encontram em fabricação. O ramal terá 12,7 quilômetros de extensão, sendo 11,3 quilômetros de superfície e 1,4 quilômetro em elevado. Ele vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária entre a Estação Parangaba e o bairro do Mucuripe. O VLT cruzará 22 bairros e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia. Tipos de estação O projeto prevê a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba – Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal) e outro tipo de padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate. O ramal terá elevados sobre as avenidas Pontes Vieira, Raul Barbosa e Antônio Sales. Na Estação Iate, no bairro do Mucuripe, os trabalhos estão em fase de acabamento e o muro de arrimo erguido ao longo da Via Expressa, entre as avenidas Santos Dumont e Alberto Sá, foi concluído. Ao mesmo tempo que ocorre a implantação do VLT estão sendo feitos trabalhos de remodelação da linha de carga que segue paralela à linha do ramal. No trecho do ramal no bairro Vila União, onde ficará a Estação Rodoviária – que já está pronta – está sendo construído um túnel para permitir que a Avenida Borges de Melo passe por baixo da linha férrea. A estação Rodoviária foi a primeira pronta das dez estações previstas. Sérgio de Sousa Repórter Diário do Nordeste  
Zeudir Queiroz

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