Vans começam entrar nos terminais de ônibus hoje

Entre as outras mudanças, estão alteração de linhas e de rotas. O objetivo é reduzir o tempo de espera do usuário pelo ônibus
FOTO: ALEX COSTA
O usuário do transporte público de Fortaleza passa a contar, a partir de hoje, com as primeiras mudanças previstas pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt): o início da linha 914 – Binário/Circular; a operação da Linha 711 – Barra do Ceará/Cais do Porto por ônibus e a entrada de vans nos terminais do Antônio Bezerra, Lagoa e Conjunto Ceará. O objetivo, aponta o coordenador do Paitt, Luís Alberto Saboia, é reduzir o tempo de espera do usuário pelo transporte, ofertando mais conforto e qualidade ao serviço. De acordo com ele, a criação da linha Binário/Circular foi demanda da população e representa uma alternativa para quem precisa se deslocar entre as avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Inicialmente, a linha irá operar de 5h50 às 20h30. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) fará acompanhamento da demanda para realizar eventuais ajustes necessários. O itinerário da nova linha passa pela Av. Jangadeiro, R. Júlio Abreu, Av. Dom Luís, R. Tenente Benévolo, Av. Rui Barbosa e Av. Santos Dumont, repetindo de forma circular o percurso. Para atrair passageiros, a linha terá uma tarifa reduzida de R$ 0,40 a inteira e de R$ 0,20 a meia passagem. O pagamento no veículo pode ser feito em dinheiro, Bilhete Único, Vale Transporte Eletrônico ou com a Carteira de Estudante. “Quem precisar pegar outro ônibus só precisará pagar a diferença de R$1,80”, frisa. A primeira linha a passar por alteração será a 711 – Barra do Ceará/Cais do Porto, integrante do sistema de transporte complementar. Antes, ela operava com dez micro-ônibus (vans) e passará a ter uma frota de 14 ônibus tipo leve. A mudança, garante Luís Alberto, irá promover um aumento de 400 lugares para 1.120, uma ampliação de 180% na oferta atual. “Vimos que era uma rota muito longa, de quase 30 quilômetros, passando pelas Avenidas Leste/Oeste, Abolição, e com grande demanda de passageiros. Havia ali uma inversão do sistema e logística, o que foi necessário mudar”, explica. Em decorrência da primeira alteração, outras oito linhas também passarão por alterações com impactos positivos nos terminais do Antônio Bezerra, Lagoa e Conjunto Ceará. Novidades Essas não serão as únicas mudanças previstas ainda para este ano. De acordo com o coordenador do Paitt, a partir do dia 31 de julho haverá alteração na Linha 705-Canindezinho/Iguatemi. “É uma rota também muito longa, passando pelo Itaperi, Paulino Rocha, Washington Soares, além de ter muitos passageiros. Ela é operada por vans que, inclusive faziam o mesmo trajeto de ônibus comuns”, aponta. Para a 705, adianta, foram feitos seis cenários, inclusive com a possibilidade de mudar também a sua rota. “Estamos conversando com a comunidade. Até o dia 31, teremos a definição”, diz. Outra linha que também está na programação para ser alterada é a 757-Vila Velha/Centro. “Essa mudança só ocorrerá a partir de agosto ou setembro, após a conclusão do BRT (Bus Rapid Transit) da Avenida Bezerra de Menezes”, salienta. Todas essas modificações que podem incluir alteração de rotas, inclusão de percursos, horários e número de veículos, ressalta, são baseadas em estudos e análise de linha por linha do transporte complementar, que detectaram a necessidade de reorganizar o sistema que hoje é todo integrado. “Antes, as vans brigavam pelo passageiro. Com a integração, existe os percentuais da receita, com 13% ficando para o transporte complementar e 87% para os ônibus”, explica. Os passageiros, informa, serão informados sobre as alterações por meio de cartazes nos coletivos, distribuição de panfletos e informativos nos sites e redes sociais da Prefeitura e da Etufor. “Hoje, o passageiro identifica as linhas do sistema complementar pelo tipo de veículo, que são as vans, mas com a reestruturação dessas linhas, nas quais os ônibus também irão circular, eles precisarão ficar mais atentos aos letreiros que indicam o número e o nome da linha. São mudanças que vão mudar a forma de usar o transporte coletivo, mas que são de fácil entendimento para o usuário”, afirma o presidente da Etufor, Antônio Ferreira. SAIBA MAIS 711 – Barra do Ceará/Cais do porto Opera com dez vans e oferta 400 lugares. Passará a operar com 14 ônibus e ofertará 1.120 lugares. 324 – Conj. Ceará/1ª etapa Opera com dois ônibus e tempo de espera de 14 minutos. Passará a operar com quatro vans e terá tempo de espera de sete minutos. Passa pelo Terminal do Conj. Ceará. 367 E 368 – Conj. Ceará/Bom Jardim sp1 E SP2 Opera com três ônibus e tempo de espera de 16 minutos. Passará a operar com seis vans e terá tempo de espera de oito minutos. Passa pelo Terminal do Conjunto Ceará. 394 e 396 – Parque Universitários/Lagoa I e II Opera com dois ônibus e tempo de espera de 20 minutos. Passará a operar com quatro vans e terá tempo de espera de 13 minutos. Passa pelo Terminal da Lagoa. 318 e 348 – Av. Lineu Machado SP1 E SP2 Opera com três ônibus e tempo de espera de 12 minutos. Passará a operar com quatro vans e terá tempo de espera de nove minutos. Passa pelo Terminal da Lagoa. 243 – Parque Universitários/Ant. Bezerra Opera com três ônibus e tempo de espera de 12 minutos. Passará a operar com cinco vans e tempo de espera de sete minutos. Passa pelo Terminal do Antônio Bezerra. Lêda Gonçalves Repórter Fonte: Diário do Nordeste
Zeudir Queiroz

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