Trecho da Santos Dumont será interditado para construção da Linha Leste

Av. Santos DumontA Avenida Santos Dumont será interditada, a partir da próxima sexta-feira (15), entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli, para a construção da Estação Colégio Militar da Linha Leste do metrô de Fortaleza. A intervenção tem o prazo previsto de 14 meses.

Devido às obras, os veículos que seguem na Av. Santos Dumont devem dobrar à direita na R. Dona Leopoldina, à esquerda na R. Franklin Távora e à esquerda novamente na R. Nogueira Acioli, quando poderão fazer a conversão à direita para retornar a Santos Dumont. Para viabilizar os desvios, serão implantadas mudanças de circulação nas vias secundárias.

A Rua Dona Leopoldina passará a operar no sentido praia/sertão, entre a Av. Santos Dumont e a R. Franklin Távora.  Já a Rua Franklin Távora concentrará o fluxo veicular no sentido oeste/leste no trecho compreendido entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli. Já na R. Nogueira Acioli será implantado sentido único, sertão/praia, desde a R. Franklin Távora até a Av. Santos Dumont.

Em relação ao acesso de alunos e funcionários ao Colégio Militar, este será garantido mediante a implantação de duas áreas de embarque e desembarque localizadas na Rua Dona Leopoldina entre a Avenida Santos Dumont e Rua Costa Barros e outra na Rua Nogueira Acioli.

Alteração no itinerário de 10 linhas de ônibus

 A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá alterar o itinerário de 10 linhas de ônibus e micro-ônibus que passam no entorno do Colégio Militar, na Aldeota, também a partir da sexta.

As linhas 032 – Av. Borges de Melo II, 035 – Corujão/Paranjana II042 – Ant. Bezerra/Francisco Sá/Papicu, 048 – Corujão/Parangaba/Papicu, 086 – Bezerra de Menezes/Santos Dumont833 – Cidade 2000/Centro que seguiam na Av. Santos Dumont passarão a dobra à direita na R. Dona Leopoldina, à esquerda na R. Franklin Távora, à esquerda novamente na R. Nogueira Acioli e retorna ao itinerário original seguindo pela Av. Santos Dumont.

Já as linhas 038 – Parangaba/Papicu, 089 – Expresso/Parangaba/Papicu, 713 – Santos Dumont/Perimetral 753 – Cidade 2000/Sargento Hermínio que seguiam pela R. Dona Leopoldina terão que dobrar à direita na R. Pinto Madeira, à esquerda na R. João Cordeiro e à direita na Av. Santos Dumont, por onde retornam ao itinerário original. Com a mudança de itinerário, uma parada na R. Dona Leopoldina será temporariamente desativada e uma nova parada provisória será instalada na R. Pinto Madeira.

Obras da Linha Leste estão andamento

A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) afirma que as obras da Linha Leste estão em andamento com os serviços de abertura do túnel, por onde as tuneladoras entrarão, ao lado da estação Chico da Silva, sentido Papicu. A secretaria informa que a construção está 90% concluída, devendo ficar pronta em agosto.

As outras duas tuneladoras serão montadas imediatamente após as do Centro e devem ser transferidas para o túnel que está sendo aberto na avenida Washington Soares, local e onde escavarão os túneis no sentido Centro da Capital.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: