Em 2011, foram 30.844 autuações de condutores que falavam ao celular enquanto dirigiam nas ruas de Fortaleza, segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). O número representa um aumento de 180% em comparação a 2009, que registrou 10.997 autuações, e de 15%, se comparado a 2010, quando 26.608 condutores foram multados. Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) indicou que, em 2009, foram 602 autuações nas rodovias cearenses, 1.004 em 2010 e 1.110 em 2011. Dessa forma, em dois anos, o aumento foi de 84%.
O aparelho celular, companheiro do dia a dia de milhões de brasileiros, se torna um risco que potencializa a ocorrência de acidentes. O Brasil fechou o mês de janeiro com 245,2 milhões de linhas ativas na telefonia móvel. Número que ultrapassa os cinco milhões na Região Metropolitana de Fortaleza.
O gerente de planejamento da AMC, Leandro Oliveira, indicou que a popularização do celular, que não é usado somente para telefonia, mas também para troca de mensagens e acesso à Internet, somado aos custos mais baratos das operadoras, incentivam a utilização do aparelho e, consequentemente, as infrações cometidas ao usá-lo no trânsito. Leandro lembrou que, mesmo com o aumento da quantidade de multas, o número está aquém à quantidade real de infrações. E não é preciso ir muito longe para flagrar dezenas de cenas da combinação direção em uma mão e celular na outra.
O condutor Adagilson Moura Alves comentou que é comum encontrar pessoas falando ao celular no trânsito. Para ele, o motivo é a correria do dia a dia, que também o faz usar o aparelho enquanto dirige em alguns momentos. Para Ivone Cordeiro, fazer as duas coisas ao mesmo tempo é um malabarismo impensável. “Morro de medo, não faço de jeito nenhum. Deixo tocar à vontade e depois olho”, explicou.
O gerente de planejamento da AMC ressaltou que o celular tira a atenção do condutor, o que aumenta o risco de colisões. “Para quem usa fones de ouvido e viva-voz, a distração e o risco são os mesmos”, afirmou. Leandro Oliveira ainda alertou para os constantes flagras de motociclistas usando o celular, cena rara há alguns anos. O mais indicado para todos os condutores é parar o veículo em local adequado para realizar a ligação, segundo Leandro, que lembrou que as autuações são realizadas pelos agentes e não exigem abordagem.
Assim, o flagra de um agente já é suficiente para receber uma autuação em casa. E a desatenção de poucos segundos ao procurar o celular, realizar uma ligação, dirigir utilizando somente uma mão já é suficiente para provocar um acidente e danos à vida e à segurança coletiva.
ENTENDA A NOTÍCIA
O celular toca, o condutor usa busca o aparelho, desvia o olhar para checar a ligação e passa um minuto segurando o celular. A cena é comum e se tornou hábito para muitas pessoas, o que aumenta o risco de acidentes.
Serviço
Para mais informações sobre o download do aplicativo na plataforma Android, acesse o site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran): www.denatran.gov.br
O que diz a lei
Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
Prevê infração média (quatro pontos na carteira) e multa de R$ 85,13 como penalidade nas seguintes situações:
Art. 252. Dirigir o veículo:
I – com o braço do lado de fora;
IV – usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;
V – com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;
VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular.
Do O Povo
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024