Eleições 2024

Projeto propõe flexibilizar horário das faixas exclusivas de ônibus em Fortaleza

Foto: Reprodução

O vereador Benigno Júnior (Republicanos) apresentou um projeto de lei que propõe a alteração dos horários de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus em Fortaleza. A ideia é permitir a circulação de veículos particulares fora dos períodos de pico, mantendo a exclusividade apenas nos horários de maior fluxo.

Atualmente, as faixas funcionam das 5h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 5h às 16h, aos sábados. Com a nova proposta, a exclusividade passaria a valer apenas das 5h às 10h e das 16h às 20h nos dias úteis, e das 5h às 10h aos sábados. Aos domingos e feriados, o tráfego permanece liberado.

Otimização e debate com a sociedade

Segundo Benigno Júnior, a medida busca equilibrar o uso das vias, sem prejudicar o transporte coletivo. “A nossa ideia é otimizar esse uso dessas ruas exclusivas, claro, em determinados horários, e que o trabalhador e o estudante, e o seu trabalho e a sua escola, isso aí está preservado”, explicou.

O projeto ainda está em fase de discussão, e o vereador pretende ouvir a sociedade e as instituições ligadas ao tema. “Vamos discutir, vamos debater, vamos construir juntos essa proposta”, afirmou.

Durante visitas a terminais de ônibus e faixas exclusivas, o parlamentar observou pouca movimentação em determinados horários. “No Conjunto Ceará, por exemplo, visualizamos na última sexta-feira mais de 20 ônibus parados nesse horário”, destacou.

Repercussão entre motoristas e órgãos de trânsito

Motoristas de veículos particulares têm apoiado a ideia. “Ajuda muito, né? Porque é muito sacrificado o nosso trânsito aqui, principalmente nessas ruas da cidade”, comentou um condutor.

Por outro lado, André Luís Barcelos, gerente de Fiscalização da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), defende a manutenção das faixas como estão. Para ele, a prioridade deve ser do transporte coletivo. “Quando você prioriza o transporte público, está beneficiando milhares de pessoas, em vez de veículos com apenas um ocupante”, disse.

Histórico das faixas exclusivas

Implantadas em 2014, as faixas exclusivas foram criadas para aumentar a eficiência do transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem dos ônibus e incentivando o uso desse modal. Motoristas que circulam de forma irregular pelas faixas estão sujeitos a multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Agora, a proposta segue para análise na Câmara Municipal, onde ainda passará por discussões com a população, especialistas e representantes do setor de mobilidade.

Zeudir Queiroz