Os dois maiores hospitais públicos da rede de urgência e emergência do Ceará, Instituto Dr. José Frota (IJF) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF), firmaram acordo com a Santa Casa de Misericórdia para a contratação de 40 leitos (20 para cada unidade). O propósito da aquisição das vagas é para “aliviar” o setor de emergência dos dois hospitais públicos.
A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), através de sua assessoria de comunicação, informou que os 20 leitos adquiridos junto à Santa Casa já estarão a serviço do HGF, a partir do dia 1º de setembro. Além disso, informa que as vagas contratadas irão contribuir para humanizar o atendimento no HGF.
De acordo com a assessoria da Sesa, o HGF é, hoje, “o único hospital da rede pública com emergência geral aberta”. Antes, tinha o Hospital Universitário Walter Cantídio, que fazia esse tipo de atendimento, o que não acontece mais.
Reunião
Já o IJF, através de seu superintendente, Messias Barbosa, afirmou que, nesta quarta-feira, ainda acontecerá reunião entre ele o e provedor da Santa Casa de Misericórdia, Luís Marques, para acerto final de detalhes do contrato. Segundo Messias, os leitos adquiridos deverão ser utilizados pelo Frotão a partir da primeira semana de setembro.
O dirigente acrescentou que a aquisição desses leitos se dá graças ao convênio entre Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Saúde, através do Programa SOS Emergência. “É a existência de portaria com esse componente de urgência e emergência que permite que a Secretaria de Saúde do Município contrate leitos de retaguarda para o IJF”, disse Messias.
O gestor afirmou que já foi autorizada a aquisição de mais leitos em hospitais da Capital. “Hoje, 58,8% dos pacientes do IJF são do Interior e de média complexidade. Eles não deveriam estar aqui. Esse problema da superlotação só será amenizado com leitos cirúrgicos e de retaguarda contratados fora do IJF”, finalizou Messias.
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024